
“Edificar pontes, construir um mundo melhor” é o lema do encontro apresentado hoje pelo presidente da República. A ter lugar no próximo mês, o Encontro Internacional da Crioulidade Atlântica, visa trazer para o arquipélago um diálogo de alto nível, incluindo uma vertente cultural e uma Feira Internacional da Crioulidade.
O Encontro Internacional da Crioulidade Atlântica apresentado oficialmente esta quarta-feira, 15, pelo chefe de Estado, é promovido pela Presidência da República de 28 a 30 de maio, tendo por palco a cidade da Praia, sob o lema “Edificar pontes, construir um mundo melhor”.
Segundo José Maria Neves, a crioulidade é “uma das mais sofisticadas expressões da história”, apresentando-se hoje “como uma proposta de humanidade e de convivência pacífica, para um futuro melhor”, no contexto global conturbado da atualidade. Sendo por essa visão que o encontro irá trazer para o arquipélago “um diálogo de alto nível”, com uma forte componente cultural e uma Feira Internacional da Crioulidade.
Ainda segundo o presidente da República, a iniciativa será “um espaço de pensamento, de criação e de compromisso”, afirmando Cabo Verde como centro do diálogo atlântico e projetando um movimento de ideias, de ligação e de “um futuro que seja muito melhor".
O Encontro Internacional da Crioulidade Atlântica tem como símbolo a emblemática tartaruga de Cabo Verde, que atravessa oceanos sem fronteiras, regressando sempre à origem, ligando silenciosamente as margens do mundo, sendo, tal como a crioulidade, resiliente, sempre em movimento, profundamente enraizada e, ao mesmo tempo, universal.
José Maria Neves dirigiu um convite direto aos Estados atlânticos, a organizações internacionais, a universidades, a empresas e às diásporas, mas também a todos e a cada um em particular, para um forte engajamento nesta iniciativa, porquanto “a crioulidade não se celebra apenas, mas constrói-se, projeta-se e partilha-se” na pluralidade, abrindo um caminho que, garante o presidente da República, Cabo Verde “está pronto” a liderar.
Fonte e foto: Presidência da República
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários