Decano do Supremo Tribunal brasileiro participa em seminário na Universidade de Santiago
Em Foco

Decano do Supremo Tribunal brasileiro participa em seminário na Universidade de Santiago

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil é um dos participantes do Seminário “Regulação e Constituição”, que acontece na próxima segunda-feira, no Campus da Praia da Universidade de Santiago. Trata-se de uma organização conjunta da US e da Universidade de Coimbra, que é representada por uma delegação chefiada pelo vice-reitor, João Nuno Calvão da Silva. A sessão de encerramento é presidida pelo chefe de Estado, José Maria Neves.

Organização conjunta da Universidade de Santiago (US) e da Universidade de Coimbra (UC), o Campus da US na cidade da Praia (Taiti) acolhe esta segunda-feira, 08, o Seminário “Regulação e Constituição”.

Integrado no programa de mobilidade científico-cultural entre as duas universidades, o seminário pretende promover o diálogo sobre os desafios contemporâneos da regulação, do constitucionalismo e do funcionamento das instituições no Estado de direito democrático.

Personalidades de elevada projeção académica e científica

A comitiva da Universidade de Coimbra é chefiada pelo vice-reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, integrando um naipe de personalidades de elevada projeção académica e científica, entre as quais Marília Pascoal Curado, Pedro Costa Gonçalves, Carlos Robalo Cordeiro, Edmundo Monteiro e Hugo Sarmento, representantes máximos de várias faculdades e unidades orgânicas da UC.

A delegação coimbrã contará, ainda, com a presença especial de Gilmar Mendes (na foto), ministro decano do Supremo Tribunal Federal do Brasil, uma das vozes mais influentes e respeitadas do constitucionalismo em todo o mundo.

Durante a manhã, a delegação será recebida pela Reitoria da Universidade de Santiago para uma reunião de trabalho dedicada ao aprofundamento de parcerias científicas e pedagógicas.

A partir das 15:00 tem lugar o Seminário “Regulação e Constituição”, cuja sessão de abertura será conduzida pelo reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes, e pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.

A conferência inaugural está a cargo do Presidente do Tribunal Constitucional de Cabo Verde, José de Pina Delgado, e o seminário prosseguirá com intervenções técnicas dos convidados da Universidade de Coimbra e do Supremo Tribunal Federal do Brasil, centradas em temas como a supervisão financeira na União Europeia, o papel do Estado regulador e o papel das cortes constitucionais em contextos de crise global.

A moderação está a cargo da advogada e professora universitária Andyra Lima. E a sessão de encerramento é presidida pelo chefe de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves.

Foto: CLDF           

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.