Cabo Verde já prepara a sua participação na próxima edição do fórum mundial do rhum, que se realizará em Fevereiro de 2026, em Paris, França, informou hoje o produtor Alírio Rocha.
Alírio Rocha, proprietário da marca Quinta Mansa (Santo Antão) e que tem sido o rosto da presença de Cabo Verde no fórum mundial do rhum, disse que o país já tem em preparação a participação na edição 2026 desta mostra mundial do rhum, em que participam marcas de todo o mundo.
Depois do sucesso conseguido na edição 2024, ano em que Cabo Verde esteve representado pela marca Quinta Mansa, em Chã de Igreja, Santo Antão, o arquipélago voltou a esse evento em Fevereiro 2025, desta feita com as marcas Quinta Mansa, Grogue de São Nicolau e 11.11 (Santiago).
“Em 2024, fomos considerados um dos melhores grogues do fórum mundial de Paris e ficamos em primeiro lugar a nível da família do grogue. Agora em 2025, Cabo Verde conseguiu integrar o G-20 do ecossistema do grogue”, notou Alírio Rocha, enaltecendo o facto de este fórum estar a dar “excelente visibilidade” ao grogue de Cabo Verde.
Outro facto demonstrativo de que Cabo Verde está a ganhar o seu espaço a nível da família do grogue foi a criação, no âmbito da edição 2025 do fórum, de duas associações, sendo uma ligada à saúde e uma outra ligada aos produtos, da qual Alírio Rocha é dirigente.
Este proprietário destacou o “excepcional apoio” recebido do Governo, precisamente do gabinete do primeiro-ministro e da Confraria do Grogue de Santo Antão, graças ao qual Cabo Verde conseguiu “uma excelente representação” neste certame.
Alírio Rocha disse acreditar que a presença de Cabo Verde nessa montra mundial do rhum abre “boas perspectivas” para o grogue de qualidade produzido não só em Santo Antão, como nas outras ilhas do país.
“Este facto ficou demonstrado no fórum deste ano, em que pessoas foram lá só para conhecer e degustar o nosso produto”, explicou.
O interesse que o grogue tem suscitado além-fronteiras mostra que a aposta deve ser feita na qualidade, segundo este produtor, que lançou um desafio aos colegas no sentido de Cabo Verde produzir um grogue que obedece os parâmetros internacionais.
“O grogue é a carta de visita de Santo Antão e de Cabo Verde. Por isso, a nossa aposta deve ser na qualidade para que o produto possa chegar a outros patamares e poder competir a nível mundial com outras bebidas espirituosas”, sublinhou Alírio Rocha.
Em relação ao mercado, o grogue certificado de Santo Antão está nos mercados europeu e norte-americano, disse, lembrando que, já em 2014, Quinta Mansa chegou à França e aos Países Baixos.
“Fomos nós os primeiros a levar o grogue para a França e Países Baixos, que foi em 2014. O grogue tem o seu espaço, que está a ser conquistado”, avançou a fonte da Inforpress, desafiando os produtores a apostarem na qualidade para a própria competitividade deste produto a nível internacional.
Comentários
Jamessoupt, 27 de Mar de 2025
Anacortes Limousine Service offers luxurious and reliable transportation for various occasions. Known for our exceptional Anacortes Limo Service, we cater to both local travel and special events. Our professional chauffeurs ensure a smooth and comfortable ride, whether you're heading to a wedding, prom, or a corporate event. We also specialize in Seattle airport transfer, providing a seamless connection between Anacortes and
SamuelDom, 29 de Mar de 2025
Our Seattle airport executive car service offers luxury and convenience with professional chauffeurs and a modern fleet. We provide a seamless Seattle airport meet and greet service, ensuring a smooth transition from your flight to your destination. For those seeking privacy and comfort, our Seattle airport private transfer option is ideal, offering a stress-free travel experience. Each service is tailored to meet theResponder
O seu comentário foi registado com sucesso.