A Cidade da Praia acolhe, em Março, a primeira mostra exclusiva de filmes de autoria feminina intitulada “CENA”, uma iniciativa da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que vai homenagear a cineasta cabo-verdiana Claire Andrade-Watkins.
"Visibilizar mulheres cabo-verdianas que fazem filmes. Inspirar outras mulheres a fazerem filmes. Estes são os propósitos com os quais surge CENA, uma mostra exclusiva de filmes de autoria feminina agendada para início de Março, na cidade da Praia", diz o comunicado da organização enviado ao Santiago Magazine.
A nota explica que a CENA "pretende ser, em simultâneo, uma celebração da ousadia das mulheres que têm se dedicado ao fazer cinematográfico e um estimulo para que muito proximamente novos nomes venham a se juntar a este grupo restrito, e para que nos filmes cabo-verdianos a presença de mulheres e de temas que lhes digam respeito tenham cada vez maior destaque".
A primeira edição da CENA terá a duração de dois dias "com a exibição de filmes das sete convidadas, praticamente todas as convidadas já tiveram os seus filmes premiados em competições no país ou no exterior: três oriundas da diáspora, residentes em São Vicente e duas na cidade da Praia".
Esta primeira edição homenageará a cineasta veterana Claire Andrade-Watkins, autora de filmes como Some Kind of Funny Portoricans?, Serenata de Amor e Working the Boats: Masters of the Craft.
Para além das sessões de filmes, o programa irá contar com duas oficinas de produção cinematográfica destinadas a jovens mulheres e painéis de debate.
A curadoria da Mostra CENA é da jornalista e escritora Chissana Magalhães, que em Dezembro passado representou Cabo Verde no programa para jovens criticos Rio Press Talents, do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.
Comentários