Temas da actualidade como homossexualidade, uso e abuso de álcool e outra drogas ilícitas, liderança associativa, juventude na política, entre outras actividades culturais e recreativas vão ser debatidos de 7 a 11 de Agosto. Dia 12 é o encerramento.
Arrancou esta segunda-feira na cidade de Assomada a semana da juventude. 50 jovens, líderes de grupos e associações juvenis das diferentes localidades do concelho, vão debater temas da atualidade local e nacional, sob o lema “Jovens em acção, construindo soluções”.
As actividades decorrerão até o dia 12 de Agosto, dia internacional da juventude. Trata-se de uma acção do pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, no entendimento de que “os jovens formam a geração mais conectada, mais sincera e mais aberta a outras opiniões que o mundo já viu, em todas as gerações. Eles são poderosos agentes de mudanças positivas, essenciais para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
Durante a sessão de abertura, o edil José Alves disse que as actividades escolhidas para assinalar a data são pertinentes e oportunas, e espera que esta seja uma semana de muito trabalho, aprendizagem, diálogo e muito associativismo e convivência entre jovens de diversas localidades.
O evento vai de 7 a 11. No dia 12 de Agosto, realizar-se-á uma assembleia de jovens, com previsão para cerca de mil e 200 participantes. Esta assembleia coincide com encerramento do evento.
Keiver Cardoso, líder do grupo juvenil “kruz Grandi konsienti” diz que vai participar em todas as actividades e que espera adquirir conhecimentos suficientes para compartilhar com outros elementos do grupo a fim de melhorar o futuro juvenil.
O pelouro da Juventude e Desporto entende que “não pode haver desenvolvimento se os jovens permaneceram à margem do processo evolutivo”. Por isso considera que “o facto de termos otimismo e confiança não significa que subestimamos os desafios futuros”
Comentários