Homem encontrado enforcado dentro da cela da Esquadra da PN nos Picos
Sociedade

Homem encontrado enforcado dentro da cela da Esquadra da PN nos Picos

Um homem que fora detido ontem pela Polícia Nacional de São Salvador “por desobediência à autoridade” foi hoje encontrado enforcado no interior da cela da Esquadra daquele município do interior de Santiago. A Polícia Judiciária e o Ministério Público já foram chamados para dar início às investigações.

Em comunicado da Direcção Nacional, através do Comando Regional da PN de Santiago Norte, as autoridades explicam que o individuo, Gracelindo Mendes dos Santos, foi detido ontem por agentes da PN de São Salvador do Mundo, por volta das 19h30, após terem sido chamados em pedido de socorro pela própria mãe do homem porque a estaria ofendê-la e a ameaçá-la de morte.

“Sem delongas fez-se deslocar uma equipa à residência da denunciante, que conduziu o denunciado à Esquadra Policial, para efeito de identificação. Estando na Esquadra, o mesmo recusou, terminantemente, a se identificar, ofendendo, de forma agressiva e com palavras injuriosas, o policial que o atendia. Por este motivo, o Graduado de Serviço ordenou a voz de detenção ao mesmo, por crime de desobediência e injúria ao Agente de Autoridade”, explica o comunicado.

Só que, avança a nota, depois de cumpridas todas as formalidades, deu a entrada do detido na cela da referida Esquadra, onde ia aguardar pela sua apresentação ao Poder Judicial, em tempo legal. Momento depois, ouviu-se um barulho na cela e ao se abrir a porta o pessoal de serviço encontrou o ora detido, com uma das pernas das calças que trazia vestido amarrada à volta do pescoço, já inconsciente, mas ainda com algum sinal de vida, pelo que foi prontamente socorrido para o Centro de Saúde Local, onde deu entrada já em estado cadavérico”.

Mesmo assim, as circunstâncias da morte de Gracelindo Mendes dos Santos não estão totalmente claras, pelo que foram acionados o Ministério Público e a Polícia Judiciária para darem início às investigações. Aliás, o corpo do falecido foi transferido para o Hospital Regional de Santiago Norte para ser autopsiado.

Também foi já mandado instaurar um inquérito interno, com vista a averiguar as circunstâncias do ocorrido e se foram cumpridos todos os procedimentos que o caso requer. 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.