O Governo anunciou esta quarta-feira, 28, o alargamento gratuito do acesso à formação profissional a todos os níveis do Cadastro Social Único (CSU), oferecendo mais de 3.000 vagas a partir de setembro.
"Apenas os níveis 1 e 2", do CSU, os mais vulneráveis "beneficiam da isenção de propinas", mas, reconhecendo a importância da formação profissional na qualificação e acesso ao mercado de trabalho, o Governo pretende estender a todos", afirmou o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro.
A partir de setembro, o Governo oferece mais de 3.000 vagas a todos os inscritos no CSU para o acesso à formação gratuita, com isenção de matrícula e assim, apoiar a qualificação e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
Este apoio inclui também formandos em centros privados, sem qualquer discriminação com o financiamento do Fundo de Emprego e Formação Profissional.
Na quarta-feira, o Governo lançou ainda o portal digital Kre+ [querer mais] para facilitar o acesso dos jovens à formação, emprego e empreendedorismo, criando um espaço de diálogo entre instituições e cidadãos.
Em https://kremais.gov.cv/, os jovens podem aceder a informações e serviços sobre formação profissional, emprego e empreendedorismo num ambiente moderno, inclusivo e interativo, que visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional.
Em finais de 2023, Cabo Verde registava cerca de 324 mil pessoas (63,6% da população residente) no CSU, repartidas por quase 86.700 agregados familiares.
Destes, 42% estavam no grupo 1 e 30% no grupo 2, os mais vulneráveis.
Criado em 2018, o CSU integra administração central e autarquias para identificar os beneficiários das medidas do Centro Nacional de Prestações Sociais (CNPS), responsável pela rede de apoio social não contributiva, incluindo pensões sociais, rendimento social de inclusão e apoio a evacuações médicas para o exterior.
Comentários
Terra, 3 de Jun de 2025
S Dico tudo tempo como embaixador na terra onde ha mais criminosos e os politicos que devia estar na cadeia em Cabo Verde nunca nho faze nada sobre, Ha gora por favor nho devia ficaba la claro que min un conche palácio de nho la também por favor, povo ja sabe dissssso?
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.