Ulisses Correia e Silva anuncia remodelação no Governo para reforçar eficiência e funcionalidade
Política

Ulisses Correia e Silva anuncia remodelação no Governo para reforçar eficiência e funcionalidade

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que haverá mudanças no Governo para reforçar a eficiência e eficácia da governação, de modo a ter uma estrutura funcional capaz de atender às exigências do país.

“Eu tenho a responsabilidade de definir o Governo, a sua composição, de ver que há diversos equilíbrios que têm que ser feitos na composição do Governo”, afirmou o chefe do Governo, durante a sua participação no programa “Café Central” da Rádio de Cabo Verde.

Durante a entrevista, Ulisses Correia e Silva explicou que o equilíbrio na distribuição de pastas é crucial para o funcionamento, destacando a inviabilidade de agrupar áreas como Justiça e Administração Interna sob um único ministério devido a possíveis conflitos institucionais.

Correia e Silva lembrou que, em 2016, o Governo começou apenas com 12 ministros, mas logo se revelou “insuficiente” para a complexidade da gestão governativa.

Segundo o governante, a estrutura tem de ser ajustada para assegurar que todas as áreas operem de forma eficaz e sem sobreposição de competências.

Ulisses Correia e Silva, que é também presidente do MpD, assegurou que o partido vai estar “forte” a nível das estruturas e preparar-se para as próximas legislativas de 2026 e trazer para os cabo-verdianos as perspectivas para o futuro próximo.

Anunciou a realização de estádios gerais do Movimento para a Democracia (MpD), uma iniciativa que visa promover encontros e debates com diferentes segmentos da sociedade, alinhando propostas e programas para o período 2026-2031.

O objectivo, segundo Ulisses Correia e Silva, é construir uma perspectiva sólida para o futuro próximo, integrando as expectativas dos cabo-verdianos nas políticas e programas de governação.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • José Lima Borges, 18 de Jan de 2025

    Será remodelação ou modelação,! pelas suas palavras, “12 ministros revelou-se insuficiente”, 19 já revelou-se que não funciona (digo eu). Se 12 ministros são insuficientes para Cabo Verde é sinal que o problema está na capacidade/visão dos nomeados. Tendo 19 ministros e 12 secretários de estado é prova que os tachos são para serem distribuídos pelos amigos

    Responder


  • analista social, 15 de Jan de 2025

    Sobre este assunto, de só querer remodelar o governo nesta atura e com o único propósito é de saudar a este líder. Posou-se um pouco por todo lado, tanto interno com externos dizia-se que nós tínhamos um governo gordo, para a nossa realidade e dimensão esse líder tapou os ouvidos com betão e nunca se importou com assunto.

    Responder


  • Jose maria Carvalho, 15 de Jan de 2025

    Jja nao ha mais tempo para revirar o jogo. Demita- se em bloco facilita a vida dos caboverdianos ! Tempo deste desgoverno desde 2016 ja está esgotado com membros incompetentes, levianos irresponsaveis so falam mentira.

    Responder


  • Xuxadera, 15 de Jan de 2025

    ..ma xuxadera tambe tem limite!!! Será que ucs tá pensa ku cabeça?

    Responder


  • Benvindo Semedo Mendes, 15 de Jan de 2025

    Como dizem os chineses "susadela!"

    Durante 8 anos conseguiu destruir empresas públicas e privadas, doentes morreram à mingua, levou os cabo-verdianos a fugirem para o estrangeiro para não morrerem de fome, arranjou guerra com todas as classes trabalhadoras, etc... agora vem anunciando medidas que não servem de nada às aspirações dos cabo-verdianos.
    "Nhu ba puta karis ta rendi nho mas fine!"
    Nhu ka odjaba desdi ki tenpu ma Governo mesteba rimodelaba?
    Gosi tenpu ka ta da.

    Responder


  • Casimiro centeio, 15 de Jan de 2025

    ----IV---
    Ceder-se á tentação de acreditar nas palavras deste homem, é como pegar um voo errado : a gente aproveita o passeio, mas depois lamentará o destino.
    Este senhor não lidera nada, apenas procura manipular os manipuláveis pelo poder que usufrui.

    Responder


  • Casimiro centeio, 15 de Jan de 2025

    ------III-----
    Sr. Ulisses, as suas promessas são como as embalagens de raticidas, com rótulos fraudulentos de deliciosas barras de chocolate : come-se, estica-se o rabo para sempre !

    Responder


  • Manuel Miranda, 15 de Jan de 2025

    O tempo acabou. A ventoinha partiu para a sucata . Nesta altura do campeonato nem com Messi e CR7 o jogo vai mudar.

    Responder


  • Casimiro centeio, 15 de Jan de 2025

    " O carácter de um político não se adquire nas campanhas ou pré -campanhas eleitorais, enganando as "GALINHAS DE HITLER " com farelos e água suja,porque a verdadeira capela dos maus-caracteres é o MERCADO DE COCO, não o templo sagrado " ---- Pitabola.

    Responder


  • Casimiro centeio, 14 de Jan de 2025

    O sr, que me desculpe, não tem governo, mas o DESGOVERNO!!!!
    Quem é USEIRO é sempre VEZEIRO!
    Nunca as suas promessas se cumpriram, por carecerem de honestidade. O sr. é o único responsável pelo desastre das ilhas.
    Só que não venha com aquelas ladainhas de 45 mil empregos bem remunerados para os jovens !
    Vá plantar batatas e deixe os Cabo-verdianos em paz!

    Responder


  • João Mendes, 14 de Jan de 2025

    Vai-te embora já. O teu governo fracassou em toda a linha. A propósito, o sr Gilberto ainda é Ministro de Agricultura? Santa paciência, só mesmo em CV.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.