• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ministério do Turismo de Cabo Verde muda-se para o Sal este ano
Política

Ministério do Turismo de Cabo Verde muda-se para o Sal este ano

A sede do Ministério do Turismo e dos Transportes de Cabo Verde vai mudar-se até final do ano da Praia para Espargos, na ilha do Sal, a mais turística do país, afirmou, em entrevista à Lusa, o ministro Carlos Santos.

“Nós estamos a trabalhar para que durante este ano possamos estar no Sal. Foi uma decisão do Governo acertada, do nosso ponto de vista, que visa aproximar esta entidade, este organismo do Governo, dos investidores, dos empresários, dos trabalhadores”, afirmou o ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos.

A medida consta do Programa do Governo para a nova legislatura, até 2026, levado pelo executivo ao parlamento em junho passado, após as eleições legislativas de abril, que reconduziu o Movimento para a Democracia (MpD) no poder.

“Tudo estamos a fazer para conseguirmos estar lá antes pelo final do ano. Também já estamos negociando um espaço para que o próprio ministério esteja localizado num sítio com dignidade e que possa servir também à classe empresarial e também aos trabalhadores”, perspetivou o governante.

Atualmente, apenas o Ministério da Economia Marítima, desde a legislatura anterior, tem sede fora da Praia, ilha de Santiago, neste caso no Mindelo, ilha de São Vicente.

Cabo Verde recebeu em 2019 um recorde de 819 mil turistas, mais de 40% com destino à ilha do Sal. Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a procura turística por Cabo Verde recuou mais de 70% em 2020, sendo este um setor que garante cerca de 25% do Produto Interno Bruto do país.

Neste setor, o Programa do Governo, noticiado anteriormente pela Lusa, prevê igualmente a criação da Zona Exclusiva de Economia Aérea, “com o epicentro na ilha do Sal”, tirando partido do 'hub' que a Cabo Verde Airlines ali começou a instalar, antes da pandemia. O documento refere que contempla “o desenvolvimento de uma plataforma de redistribuição de pessoas e cargas entre os três continentes banhados pelo Atlântico”.

Acrescenta que será criado desta forma um “setor exportador de alto valor acrescentado, um mercado de serviços de apoio”, nomeadamente centro de manutenção de aeronaves e a operacionalização do Instituto de Aeronáutica Civil e da Indústria do Turismo, integrado na Universidade Técnica do Atlântico.

 

Partilhe esta notícia