Pub
Por: Hermínio Silves

ArnaldoSilva.AlfredoCarvalho.RafaelFernandes

O Ministério Público já deduziu acusação contra os suspeitos da venda ilegal de terrenos na Praia durante anos. São 15 arguidos, com destaque para figuras públicas como Arnaldo Silva, Rafael Fernandes, Alfredo Carvalho e a empresa deste, Tecnicil, todos acusados de burla qualificada, lavagem de capital, associação criminosa, falsificação de documentos e corrupção activa. O MP, que pede julgamento perante Tribunal Colectivo, sugere inclusive a prisão preventiva de Arnaldo Silva, TIR para os demais réus e confiscação dos seus bens, porque provados em como lesaram aos legítimos donos dos terrenos e ao Estado de Cabo Verde mais de 2 milhões de contos.

O despacho de acusação do Ministério Público, de 90 páginas, e que Santiago Magazine teve acesso, detalha todo o esquema montado e como esse “grupo criminoso” – assim está escrito no despacho do MP que notificou ontem, 9, todos os implicados – agiu “de forma criminosa e altamente prejudicial para o Estado, para a Justiça, para a Autoridade do Estado e para a sociedade em geral, com danos avultadíssimos aos legítimos proprietários”, escreve Manuel Espírito Santo, procurador da República que liderou o processo de investigação.

Esse extenso documento, que, no fundo, deita por terra perseguição política e evidencia crimes comuns, enumera e deduz acusação contra 14 indivíduos mais a empresa Tecnicil (enquanto pessoa colectiva). À cabeça, Arnaldo Silva, antigo governante e ex-bastonário da Ordem dos Advogados, que pela acusação do MP, aparece como pivot de toda a trama, estando por isso acusado de sete crimes: burla qualificada, corrupção activa, organização criminosa, falsificação de documentos, agravado, lavagem de capitais e falsidade informática. Crimes, de resto, que motivaram a sua detenção o ano passado, estando sob Termo de Identidade e Residência, proibição de contactar os outros visados e interdição de saída do país.

Para o MP, este último aspecto (proibição de saída do país), se não fiscalizado convenientemente, poderá permitir a fuga de Arnaldo Silva, pelo que sugere a alteração do TIR para “a medida mais gravosa, a de prisão preventiva”. “Contra o arguido (Arnaldo Silva) foi proferido despacho de acusação e imputa-se-lhe um acervo de crimes muito graves e a declaração da extinção da medida de saída do país e consequente autorização para viajar para Portugal corre-se sérios riscos de não regressar ao país para se entregar voluntariamente à justiça. Por outro lado, em Portugal, residem vários dos demais arguidos em relação aos quais recai a medida de coacção de os contactar e não há como não violar esta medida se for autorizado a viajar”, observa o Ministério Público, que, ciente desse facto, sugere então a promoção da “medida mais gravosa, a de prisão preventiva” ao ex-bastonário.

Além de Arnaldo Silva, estão indiciados nessa suposta máfia da venda de terrenos na Praia, denunciados há anos pelo advogado Felisberto Vieira Lopes, mais 14 pessoas, com relevância para o empresário Alfredo Carvalho, a sua empresa, Tecnicil, e Rafael Fernandes, vereador da Câmara Municipal da Praia que este jornal havia escrito que estava sob investigação e que o próprio desmentiu alegando na altura tratar-se de “fake new”.

No caso de Fernandes, o MP pede a aplicação do Termo de Identidade e Residência, assim como ao arguido Alfredo Carvalho, dono da empresa Tecnicil, que, segundo o MP, “apropriou-se ilicitamente de terrenos alheios para a sua comercialização”. “Alfredo Carvalho e a Tecnicil, ilegalmente se apropriaram de terrenos que sabiam ser alheios, com a conivência dos réus Arnaldo Silva e Maria Helena (n.d.r. herdeira de Fernando de Sousa, suposto donos desses terrenos no Palmarejo e zonas contíguas), com avultados prejuízos aos legítimos proprietários, Caixa Económica de Cabo Verde, BCA e Banco Interatlântico no total que ascende a 1.500.000.000$00 (um bilhão de escudos), à qual se acresce a quantia de 638.000.000$00, lotes e imóveis edificados e vendidos, designadamente os valores pelos quais foram vendidos o condomínio ‘Ondas do Mar’, acrescendo a quantia de 2.000.000.000$00, o que se traduz no valor do terreno e no lucro obtido ainda sem ter em conta o património pessoal do arguido Alfredo Carvalho”.

“O arguido Arnaldo Silva depositou numa das suas contas a quantia que ascende a 70.000.000$00, tendo este advogado de profissão e trabalhador dependente da extinta TACV, e da criada Cabo Verde Airlines, nunca declarado valores que justifiquem a proveniência deste montante”, lê-se no despacho do MP, que caracteriza os 14 arguidos mais a Tecnicil de “grupo criminoso”.

A lista de réus, para os quais o MP pede julgamento de tribunal colectivo, inclui ainda Armindo Silva (ex-topógrafo da CMP), Maria Helena Oliveira e Sousa (filha de Fernando de Sousa), Maria Albertina Duarte (Ex- director geral de Registo e Notariado), Rita Martins (Notária-Conservadora dos Registos), Elsa Silva (empresária angolana), Victor Oliveira e Sousa (filho de Fernando Sousa), Maria Leonor Pinto Balsemão Sousa (portuguesa), José Manuel Oliveira Sousa (filho de Fernando Sousa), Ivone Brilhante (portuguesa), Maria do Céu Monteiro e Wanderley Oliveira e Sousa (filho de Fernando Sousa).

Todos eles, grosso modo, estão acusados de crimes de organização criminosa, burla qualificada, falsificação de documentos agravado. O MP deduz o pedido de confisco de bens de Arnaldo Silva, Maria Helena Sousa, Armindo Silva, Elsa Baião Silva, Victor Sousa, Maria Leonor Pinto Balsemão Sousa, José Manual Sousa, Ivone Brilhante, Wanderley Sousa, Maria albertina Duarte e Rita Martins.

“Pelo exposto, requer-se aos meritíssimos juízes se digne julgar procedente o presente pedido de confiscação (…) a favor do Estado de todos os bens imóveis, bens móveis, direitos, títulos, valores e quantias e quaisquer outros objectos depositados em bancos ou outras instituições de crédito, de Arnaldo Silva e Elsa Baião Silva, apreendidos nos presentes autos e ainda dos bens a apreender dos arguidos Armindo Silva e Maria Albertina Duarte, bem assim dos arguidos Alfredo Carvalho e de todos os herdeiros de Fernando de Sousa”, exige o Ministério Público. Em relação à Tecnicil, o MP pede que pague 4 mil contos de caução.

Recorde-se que Arnaldo Silva, antigo secretário de Estado Adjunto do primeiro governo liderado por Carlos Veiga, ex-bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, foi condecorado no ano passado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, durante as comemorações do 5 de julho, por relevantes serviços prestados à nação. Semanas depois foi detido pelo MP sob acusações que hoje acabaram confirmadas pelo poder judicial. 

Comentários  

+4 # Caboforbe$ 12-03-2020 15:07
quem são os politiku$ q ficaram ricos da noite a manha nos dois partidos ?
Responder
+11 # marcelo R. Sousa 12-03-2020 11:49
Gostaria de ver/ouvir a douta opiniao do Dr.Casimiro de Pina,sobre essa materia.
Responder
+8 # Avelino Sequeira 12-03-2020 11:26
Afinal Olavo Correia na qualidade de socio e Director Financeiro de Tecnicil durante todo esse tempo nao sabe nada e ainda nao foi constituido arguido ou espra para mais investigacao.
Responder
-4 # cafuca 13-03-2020 09:03
tereno e defacto de fernando sousa, ami cria perto del e filhas, juntamente cu carlos dono de adega. e tamb]e si fidju djoi que era montador de bicicleta.
Responder
+11 # CHINESA 12-03-2020 08:51
NU MESTI DE UM #PraiaLEAKS pamo di kel elite politica li de CV dja sta dmas!!!!!!!!!!!
Responder
+8 # Antonio 12-03-2020 04:46
Ainda não houve desmentido por parte dos visados?
JHA tinha e tem rszão quando disse que há que combater os crimes de colarinho branco.
Responder
+5 # Miguel Faria 11-03-2020 23:02
Não basta fazer investigação e falei não funcionar. Queremos muito que a justiça desse país funcione e que prenda esse arrogante do Arnaldo e arreste todos os seus bens... Ele e a mulher dois bandidos! Ricos as custas dos outros... trabalha-se ano e anos para se levar uma vida digna vem esses marmanjos fingem trabalhar e enriquessem. Que prendam todos A Elsa, o Rafael, o Alfredo Carvalho e os demais. Ah há que se investigar o sócio do Arnaldo, aliás uns dos sócios o Marcos Rodrigues... E não só, a diretora da escola portuguesa, Fátima Santos sócia de Elsa, énfim toda corja que reúne na canção Silva para almlçaradas e jantares... investiguem que tem muito colarinho Branco riquíssimo com a mão suja kkkkk
Responder
+19 # Helena Cutumbembem 11-03-2020 22:02
Resta os inspectores e jornalistas de investigação relacionarem esse Terrenos da Praia Leaks com o processo Lancha Voadora ... aliás o MP parou as investigações na altura. Porquê parou ? Parou porquê ???
Responder
+12 # John Miller 11-03-2020 19:26
Todos de olhos na ponta do iceberg e ao mesmo tempo com receio que a maré baixa traga à tona a verdadeira dimensão dessa fraude. Até os que estão a bater palmas vão ver o fogo chegar-lhes ao rabo!
Responder
+11 # Conjunto os APOLOS 11-03-2020 18:36
Respndendo ao senhor Luiz Lopes Rodrigues
Eu diria que estamos perante um terreno Leaks. Quem conhece quer o Arnaldo Silva ou Alfredo a pergunta que se levanta e esta: Como conseguiram enriquecer de dia para noite sabendo que nao herdaram nada? Os dois vieram de uma familia pobre e humilde que alimentaram os filhos com trabalhos domesticos. So pode ser um Leak de tamanha envergadura que lhes enriquiceram. Que a justica seja imparcial e faca o seu papel como eh devido.
Responder
+7 # Carolino 11-03-2020 17:47
Nunca e tarde para esses ladroes enfrentar alguem Que trabalha como profissao que foram empregados alguem que quer viver com suor do trabalho dele. Os pobres que nao tem nada para arrumar com saus familias sao obrigados a pagar IVA para os outros quem tem bons salarios no estado estado a roubar dos que nao Sao deles.
Responder
+14 # antonio resende 11-03-2020 15:32
Quero saber quem era Presidente da Camara da Praia na Altura na Altura desses negocios. Ele tambem e um dos cumplice e ou emcobridor.
Responder
+15 # SÓCRATES DE SANTIAGO 11-03-2020 15:00
A TCV E A RCV AINDA NÃO DIVULGARAM ESTA QUENTE NOTÍCIA, PORQUE ESSES MAFIOSOS, CRIMINOSOS DE COLARINHO BRANCO, SÃO TODOS MILITANTES E SIMPATIZANTES DO MPD, PARTIDO NO PODER, SÓCIOS E COMPADRES DOS ACTUAIS GOVERNANTES NACIONAIS.
Responder
+12 # farol 11-03-2020 14:50
O cidadaos caverdianos anda a pagar IVA e outros impostos para ladrões em certas Repartição do Estado roubarem. Cartoros, cambras municipas e otros.
Responder
+19 # lagartixa 11-03-2020 14:48
brilhante trabalho é se os bandidos forem presos e os bens devolvidos a quem pertencem.
Responder
+13 # Mnin de Fora 11-03-2020 14:41
Com a RTC E RCV nas mãos do Goebbels nosso, nada irão informar mas, desinformar.
Haverá, certamente, censura....
Responder
+3 # Feice To feice 11-03-2020 23:03
Bendidos na cadeia. Mafiosos, ladroes são toda essa cambada rebentola. Ainda vem com cara de lata enganar o povo enquanto es Tita arrumar ses vida bonitinho.
Responder
+12 # Luiz Lopes Rodrigues 11-03-2020 13:55
Podemos considerar este caso um - Praia Leaks ou Terrenos Leaks? Sugerem-se.
Responder
+16 # Camilo 11-03-2020 13:07
Verifica-se neste momento, uma grosseira censura desta informação pelos órgãos de comunicação social do Estado.
A mando de quem???????
Responder
+13 # Camilo 11-03-2020 12:47
Quenha qui ta financia campanhas di MpD???????????????????
Responder
+25 # Ulisses 11-03-2020 12:47
Avéeee. Senhor Rafael Fernandes ago nhu pidi Santiago Magazine e jornalista Herminio disculpa publico, pamo afinal es ka contaba mintira ma nhu staba ta invistigadu. Ah canadja!, cusa dja ferbi go. Justisa já.
Responder
+10 # Carlos 11-03-2020 12:45
Afinal Janira HA tem razão. Colarinho sta tcheu!!!!
Srs. De[censurado]dos di MpD (João Gomes, Emanuel Barbosa, J. C. Silva, Armindo Luz, Joana Rosa etc etc) pa fla si colarinho é Marelo ou Branco.
Responder
+21 # Britinha Fastenta 11-03-2020 12:38
Afinal, havia muito mais Isabel e José Eduardo dos do Santos. Como se costuma dizer, aqui se faz, aqui se paga. Quando iremos desta para melhor, estaremos todos puros. Um de cada vez.
Responder
+4 # Avelino Sequeira 11-03-2020 11:58
Dizem que Daniel Lobo, (MAIKA) ja começa a preocupar-se. Dizem que o homem esteve ligado ao esquema antes da sua ida aos EUA. Tambem que Ministerio Publico tem um processo em que ele esta ligado. Ele
é representante de Djoy que tem alguns investimentos no Sal e Sao Vicente.
Responder
+14 # Tales di Santiagu 11-03-2020 11:44
Falta ainda vasculhar o caso dos terrenos da localidade de S. Tomé na Praia.
Responder
+20 # Justina 11-03-2020 11:05
Será que é desta que CV vai ver a justiça funcionar com estes bandidos??? A ver vamos!!!!! É que quando se vêm noticias desta natureza neste nosso pequeno torrão, renova-se a esperança em cada um de nós cidadão honesto que trabalha diariamente para o sustento da nossa familia e vemos um grupinho restrito a enriquecer ilicitamente. Parabéns ao MP, parabéns a este corajoso Procurador! Todo o meu respeito! Povo Cverdiano, vamos acompanhar este processo e não permitir que este Procurador venha ser alvo de perseguição e represália, pois estes srs do poder são vingativos. Acredito que estão faltando uns tantos nomes neste processo. Um bem haja á nossa Justiça!
Responder
+11 # Hirmanio Cabral 11-03-2020 11:00
Até ver, acho que tanto a Procuradoria Geral da República e o próprio Santiago Magazine, estão de parabéns. Digo "até ver" porque não entendo porque é que uma BOMBA de notícia como esta não vem, pelo menos até esta hora (uma da tarde, hora de europa do norte) em nenhum dos demais órgãos de comunicação social no nosso país, consultados por mim.
Responder
+1 # cafuca 13-03-2020 09:19
desculpam senhor, arnaldo pode ser um ladrao gatuno e tudo mas, mas nes assunto de terra porcurador sta erado, queli e pura perciguiçao, terreno e de facto de snhor fernando sousa, se filha que da arnaldo poder de nogocia terrena, ami ncria junto cu filha de fernando sousa, e se filho eligitimo que tchoma djoi que era corredor de bicicleta. perguntas alguem que conxi estoria de praia premeiro antes de nhos da opiniao. ami carlos dono de adega, djoi tchico chan scunina bareto de hospita manel de beba raquel saldanha toca trenador e oiutros mais. tudo mundo sabia ma terreno era de fernanda sousa, non so terena de palmarejo, quel zona de telecom. igualmente quel zona de taiti pertencebo serbam, e parte sucupira pertence familia fonseca.
Responder
+2 # Litxa 19-03-2020 22:41
Zona di telecom i alfândega antigu pertensi familia Costa, Cafuca di serteza ki bu konxi Zé Maria Costa (RIP ) txon é di si pai.
Si irmãs teni dukumentus ki ta prova.
Responder
+2 # Hirmanio Cabral 11-03-2020 14:10
Se ainda for a tempo, gostaria que me identificassem como BRASEIRENSE em vez do meu nome proprio.
Muito obrigado.
Hirmanio Cabral
Responder
+14 # SÓCRATES DE SANTIAGO 11-03-2020 10:56
Que a justiça seja feita! Só isto e apenas isto! Que os colarinhos brancos paguem duro pelos crimes cometidos.
Responder
+30 # Paula Almeida 11-03-2020 10:39
Estou positivamente impressionada com o trabalho do Ministério Público, apesar dos pendentes com a justiça. Há muito tempo desconfiava do Rafael e da sua troupe. Não se pode endinheirar-se de noite para o dia só de trabalho honesto. E essa gente ainda desfilam com toda a basofaria e cara de pau pperante a sociedade. Os bens dessas pessoas devem ser arrestados, julgados exemplarmente e ressarcir os donos pelos avultados prejuízos!
Responder
-2 # cafuca 13-03-2020 09:20
desculpam senhor, arnaldo pode ser um ladrao gatuno e tudo mas, mas nes assunto de terra porcurador sta erado, queli e pura perciguiçao, terreno e de facto de snhor fernando sousa, se filha que da arnaldo poder de nogocia terrena, ami ncria junto cu filha de fernando sousa, e se filho eligitimo que tchoma djoi que era corredor de bicicleta. perguntas alguem que conxi estoria de praia premeiro antes de nhos da opiniao. ami carlos dono de adega, djoi tchico chan scunina bareto de hospita manel de beba raquel saldanha toca trenador e oiutros mais. tudo mundo sabia ma terreno era de fernanda sousa, non so terena de palmarejo, quel zona de telecom. igualmente quel zona de taiti pertencebo serbam, e parte sucupira pertence familia fonseca.
Responder
+15 # malaguitinha 11-03-2020 09:57
Finalmente começa a fazer-se luz no fundo do tunel.
Ma nhôs cre fla ma DIBUX/RAFAEL FERNANDES cu ALFREDO ê sô TIR? sô TIR?????? xuxadera propi.
Sabe a pouco, TÃO POUCO!
Senhor Procurador, nhô manda prendês tudo, sinon es ta fugi moku... passaporti é mas ki txeu (eu estou aqui eu estou alá)
Se queremos dar seriedade à nossa investigação judiciária e justiça, que sejam proporcionais as medidas de coação aplicadas. Sob pena de acharmos que uns são filhos e outros são enteados. Com tudo o que se vê, com tudo o que vem sendo denunciado de há muito, principalmente, desses dois senhores e dos outros mais que pela CMP passaram, ficamos por ou nada ou TIR? Entretanto, "oi viv na melon"
Responder
+16 # Suzana Bento 11-03-2020 09:36
Esta situaçao que ja é publico vem confirmar aquilo que muita gente vem comentando que o Arnaldo Silva é um dos principais financiadores de campanha de MPD. De facto, a forma como o MPD vem gastar dinheiro nas campanhas so poderia ser duvidosa. O Arnaldo que com a vitoria de MPD em 1991 assumindo o cargo de Secretario de Estado de governo de Carlos Veiga pouco depois começou a guerra com Jorge Carlos Fonseca devido a moradia, acabou por deixar a politica dedicando apenas o seu negocio, ficando um dos ricos de Cabo Verde. Espero que os tribunais fazem justiça pelo povo caboverdeano.
Responder
+14 # Fantonneli Mariah 11-03-2020 09:35
Não fosse o pandemia de covid-19 que obriga o governo a um plano de contingência, obrigando a abrir os cordões da bolsa, não me estranharia nada, se uma cadeia para reclusão de tantos supostos criminosos fosse construído, não diria em 10 dias como aconteceu na China com o hospital mas, no máximo em 3 meses, porque a cadeia Central de S. Martinho na Praia, não teria espaço para receber tantos criminosos de colarinho branco, que engloba todos esses visados, mais os visados de Fundo do Ambiente, do Turismo, etc etc.
Espero muito sinceramente que a justiça seja cega e não se acomode só com este caso de Arnaldo Silva.
Responder
+20 # Jesus 11-03-2020 09:19
Ainda muita água vai passar por debaixo da ponte que irá ligar as acusações, agora deduzidas, às condenações transitadas em julgadas para, finalmente, termos notícias verdadeiras, se é que as iremos ter, de que esses malfeitores do povo sejam postos atrás das grades e os "seus" bens confiscados, para o temor dos outros ladrões, para que o povo comece a acreditar que a justiça é, de facto, para todos. Cristo Jesus tanto é contra os ladrões que os comparou à morte " Vigiai e orai porque não sabeis o dia e a hora em que chegará o ladrão", dizia, ele é tão contra os ladrões que, tendo sido crucificado entre dois ladrões, perdoou o ladrão arrependido, levando-o para o Céu, e condenou ao Inferno o ladrão não arrependido. Os ladrões da nossa praça jamais mostrariam arrependimento por serem tão ávidos da riqueza material. Por isso, não podem continuar a viver bem com produtos de roubo deste martirizado povo. Cadeia já e imediata! Espero, para todos eles, que a nossa justiça seja implacável e cega, quer para os ladrões ligados ao MPD, quer para os ligados ao PAICV.
Responder
+10 # José Maria 11-03-2020 09:13
Caro jornalista

Porque não aparece na notícia o nome da Dra Rita Ramos que também foi constituída arguida no mesmo caso ???
Deliberado ou falta de boa leitura do documento ??
Agradeço esclarecimento
Responder
+18 # Minino praia 11-03-2020 08:45
Brilhante trabalho do Ministério Publico estao de parabens, so que nao percebi como é que o Armindo Silva ex topografo da CMP aparece no role dos arguidos e os chefoes de entao JACINTO SANTOS e LUIS FILIPE TAVARES, ex presidente e vereador de urbanismo da cmp estao fora da lista, sendo o JACINTO SANTOS actualmente um dos homens mais ricos no ramo de imobiliaria nas ilhas de santiago e maio com investimentos por tudo quanto é lado.
Responder
+10 # Sara Duarte 11-03-2020 08:40
Até que enfim o Santiago Magazine escreveu alguma coisa que presta sobre a Justiça. Parecia um foletim de recado repetindo o cassette riscado do Amadeu Oliveira e defendendo esse bandidão do Arlando Silva. Até pensei que estavam a financiar o jornal. Quero ver quando é que vão publicar as provas que o Amadeu diz que tem sobre os juízes que ele acusa. sim porque parece que o seu esquema de defesa é acusar todos os juízes um a um de perseguição até não sobrar nenhum magistrado para levar adiante o seu julgamento!.
Responder
+7 # Silva e Silva 11-03-2020 11:54
Oh minha cara Sara Duarte, não espere por esse julgamento do Amadeu. Já viu ladrão julgar ladrão. Esse Amadeu é tão bandido quanto esses que ele acusa. Suas máscaras estão todas caindo. E a sua vez está bem perto de chegar.
Responder
+5 # Dotoradu 11-03-2020 08:27
Loja de Maçonaria PT-CV ta dexa Arnaldo Silva bai frijidera!!!!!! Nu ta testa força de Maçonaria ku MP. Nu ta interseta na mundu Spiritual ki pricipadu la ta kai pa terra na nomi di Jesus.
Responder
+12 # Zeziho semedo 11-03-2020 10:34
Uiiiiiiii.
Kau dja maria propi.
Fbre de Angola ta pega!
Responder
+9 # Ernesto Rodrigues 11-03-2020 08:26
Nta spera ma des mes montanha ka ta pari un rato.
CADEIA PA TUDU ES.
MP pa ka fika pa li. Nhos continua ta invistiga, pamodi di certesa ki fixon ten tocinhu.
Responder
+8 # toto 11-03-2020 08:25
agora vem o salve-se quem puder ,os choros ,a delação não premiada ,os intentos de censura , pois "estão todos os que são ,mais não todos os q são estão "
Responder
+12 # Chiku 11-03-2020 08:13
Ja devem estar a preparar a Substituicao do Magistrado. Caboverdianos estejam atentos! Como ja disse o Dr. Vieira Lopes e o Dr. Amadeu Oliveira ha mafia enraizada na justisa caboverdiana mas acho que a mafia ja se esta a enfraquecer-se. Viva o Dr. Magistrado corajoso. Depois de fazer desmoronar esta mafia, devera ser condecorado com a medalha que ira ser retirada ao Dr. Ladrao Arnaldo Silva. Sempre com portugueses ladroes no meio da porcaria. Que sera feito do tal Jacinto Santos, socio de Tchuntchun e o Olavo Correira no cargo que ocupou e ocupa agora. Entao em Cabo verde qualquer ladrao pode ser condecorado ou ser governante? Ka nu papia de Guine Bissau nau. Nu sta mas podre di ki es.
Responder
+16 # Chiku 11-03-2020 07:18
Mafia Grossa! O procurador corajoso, justo e trabalhador, deve pedir muitas seguransas porque essa mafia constitui perigo serio. Vejam e reparem bem na cara deles. Sao impiedosos ladroes. Tudo o que tem deve ser confiscado. Has muitas comparsas! Continuem as investigacoes e que DEUS vos Ajude e Guarde desses caniceiros terriveis.
Responder
+10 # E.J.L. 11-03-2020 07:05
Onde ira o nosso pequeno caboverde com esse grupo de mafias ?precisamos de mais controle ddaquilo que e bem nacional que justica seja feita
Responder
+11 # Moisés Pina 11-03-2020 06:31
Muito obrigado Digníssimo Representante do Ministério Público, pelo brilhante trabalho.
Responder
+7 # Franco Freire 11-03-2020 03:56
A montanha acabará por parir um rato. Infelizmente não acredito na justiça de Cabo Verde.
Responder
+11 # Salome 10-03-2020 23:47
Parabéns pá ministério público e pá jornalista Hermínio Silves que teve coragem di pública és notícia. É pá desmascara tudo kes gentis lá ki riquicici sso na falcatrua.
Responder
+19 # Joao Ortet 10-03-2020 23:01
Então o Jacinto Santos não está na lista e Sr.Olavo CCorreia braço direito de Alfredo Carvalho Administrador da Tecnicil
Responder
+16 # lagartixa 10-03-2020 22:44
O que se rouba em cabo verde dava para eliminar a pobreza e combater a fome.
Responder
+9 # kikilica 10-03-2020 22:42
Eles não são ladrões nem aldrabões, não sinhor. São o que são.
Responder
+8 # gbissau 10-03-2020 22:40
O Presidente da República JCF condecorou o sr Arnaldo Silva no ano passado?
Responder
+26 # D. Antonio 10-03-2020 22:39
1- Finalmente a Justiça ao fisgar o grande malandro, Topógrafo Armindo Silva, hoje um ricalhao via Arnaldo Silva e Alfredo Carvalho, e o núcleo dos registos fraudulentos do Cartório, sob pressão de Simão Monteiro e José M. Pinto Monteiro, está no caminho certo para se travar a roubalheira .
2 - Há mais cúmplices e mais terrenos públicos vendidos fraudulentamente, como por exemplo o da CMP em Praia Negra que Arnaldo passou a Tecnicil com a cumplicidade de gente conhecida.
3 - O povo deve acompanhar de perto este caso, pois, os magistrados precisam de proteção e apoio popular face a endinheirados com influência sobre os detentores do Poder, a quem financiaram a campanha. Lembrem-se que o PR teve o desplante de condecorar o Arnaldo Silva por relevantes serviços prestados são Estado de Cabo Verde, o que pareceu insultos a cidadania, uma vez que, todos sabemos, A.S. serviu os seus bolsos e os de Fernando Sousa e família .
Portanto, concidadãos, todos ao lado da justiça e seus magistrados corajosos !
Responder
+11 # Manuel 10-03-2020 21:47
Ulises pamo ca sta na quel lista
Responder
+5 # usa 11-03-2020 15:57
ca so ulises kelotu que ta arma parse kual tb se nome divia sta na lista pamode el que e primero actor des mafia li sr c v .
Responder
+17 # Paulo 10-03-2020 21:35
Essa mafia vem a decadas. E pra fazer um apanhado desde a 30 anos atrás. Muutos lacaius vão parara atras das grades.
Responder
+9 # Tarrafal 10-03-2020 21:31
Temos que dar uma vasculhada até Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago, Concerteza vamos encontrar podres. Vamos.
Responder
+22 # di bila 10-03-2020 20:47
Viva Sr Amadeu Oliveira
Responder
+8 # Olavo Tavares 10-03-2020 20:37
2mil milhões de contos? Como? Se o orçamento de estado de Cabo Verde é mais ou menos 70 milhões.
Responder
+30 # Raul Fonseca 10-03-2020 19:44
Lume, lume, eu que pensava que este país não tem nenhum magistrado sério, agora peço as minhas desculpas, vão até o fim, a estes magistrados digo que todo os cabo verdianos estão no vosso lado, neste país ha muita malandrice, roubalheira, principalmente na camara municipal da praia, arrisco a dizer que somos um dos países mais corrupto do mundo, pena que tudo aqui é bafado e todos os politicos tem rabo preso
Responder
+17 # Jonas Savimbi 10-03-2020 20:17
Plenamente de acordo consigo, Raul Fonseca. Os magistrats estao de parabens. Falta caçar o rabo a um outro malandro e ex-autarca. Todo o munso savez quem é. Muita corrupçao e banditisme neste minusculo país.
Responder
+23 # Jonas Savimbi 10-03-2020 19:32
O mais em tudo isto é que todos os crimes cometidos PALOP contam sempre com o malandro dedo dos portugueses. Paciencia! Independência para quê?
Responder
-13 # João amado 11-03-2020 16:35
Olá
A noticia de Santiago Magazine visa apenas promover o julgamento e linchamento popular e assassinar o caráter do DR ARNALDO-SILVA porque sabem que no processo judicial não vai conseguir nada.

A acusação tinha de ser feita por varias razões:

a) para justificar a armadilha que montaram com vista a detenção porque estavam convencidos que seria o PGR indigitado. Se houvesse razão para a detenção porque não fizeram o mesmo em relação a outros agora acusados?

b) porque quem comandou todo o processo durante a instrucão foi o Vieira Lopes que nao saia do gabinete do Procurador responsável pelo processo. Se repararem no texto da acusação ela é copia ipsis verbis do que o Vieira Lopes tem estado a escrever ha cerca de 10 anos.

Santiago Magazine omite de propósito os fatos e especula de forma difamatória e caluniosa, chamado de MAGIA, linguagem sempre usada por Vieira Lopes. Em Portugal o Presidente do Tribunal da Relação e ais dois juizes foram demitidos so porque manipularam a distribuição de processos e aqui um velhaco manipula um procurador e escreve-lhe a acusação so para ele assinar e nada lhe acontece.

A acusação é nula porque viola o direito de defesa e contraditório uma vez que nao foram ouvidos nenhum dos acusados e nem foram constituídos arguidos. E são, na maioria dos casos as pessoas que se encontram na Praia, como Alfredo de Carvalho, Rafael Fernandes, Armindo Aquilino Silva, Albertina Duarte, Conceiçao.

já requerem a abertura da Instrução Preliminar Contraditória para demonstramos que:

1.- nunca houve qualquer tipo de falsificação dos registos e das matrizes; 2.-os terrenos em causa deixaram de ser de Joao de Deus Tavares Homem desde 1954 por venda na hasta publica onde foram adquiridos por Fernando Jose Serra e Sousa

3.- A acusação não faz prova de nada e limita-se como nos artigos de Vieira Lopes a imaginar, supor, inventar e concluir. Não apresenta uma prova sequer do que alega sobre a falsificação, burla, organização criminosa, falsidade informática e lavagem de capitais.

Sobre o pedido de mudança da medida de proibição de sair do país em prisão preventiva, a juíza acabou de indeferir o pedido da Acusação e declarou extinta a proibição de sair do pais, ordenando a devolução do meu passaporte de imediato.

Abraço
Responder
+3 # Daniel Carvalho 12-03-2020 06:57
Para João Amado.
O senhor pode estar certo em tudo quanto diz, mas na parte que toca ao autor da acusação não acredito. Conheço bem o Procurador em questão, tenho noção clara das suas competências técnicas e coragem profissional, sei que nunca ele aceitaria uma posição de pau mandado que depois não teria capacidade de sustentar.
Responder
0 # Gonçalo Amarante 14-03-2020 17:35
A integridade é um dom que certas pessoas têm, que não se apaga com facilidade. Vivemos sem duvida num mundo controverso e tentador. Mas, ainda existem pessoas, com as quais a sociedade pode contar, para rever as coisas e de colocá-las, no seu devido lugar. Quer se queira, quer não, o profissionalismo tem muito a ver com a moral das pessoas, que não aceitam "elogios" nem"subornos" para esconderem a verdade dos factos, quando são de apurar culpabilidade e as suas consequenciais, sobretudo ao mais alto nível.
Responder
0 # toto 11-03-2020 23:34
"os terrenos em causa deixaram de ser de Joao de Deus Tavares Homem desde 1954 por venda na hasta publica onde foram adquiridos por Fernando Jose Serra e Sousa"
Apresente as provas da escritura de 1954 .
Responder
-1 # João da Rosa Pires 12-03-2020 16:06
O Dr. Felisberto Vieira Lopes deve estar contente. Contudo, não sei se a alegria vai ser duradoira, pois, duvido que Bastonários, Vereadores, Empresários, Conservadores, Directores de Registo e Notariado, etc., tantas pessoas conhecidas como gente de bem, estejam todos envolvidos em actividades criminosas. Qualquer um duvida. Cuidado com justicialismo, não nos metamos nisso!
Responder
0 # Tristeza 27-03-2020 21:37
Ha muitos coitado em Cabo Verde que tem esses dor, Tambem o meu dono que era emegrante na America que tinha muito tereno la que esta na Mao dos bandidos la?
Responder