Guerra da Ucrânia: Poderá ser adiado encontro Trump-Putin em Budapeste
Em Foco

Guerra da Ucrânia: Poderá ser adiado encontro Trump-Putin em Budapeste

A dedução é óbvia, já que foi também adiado o encontro entre Sergei Lavrov e Marco Rubio, que antecederia o dos líderes. Nesse sentido, poderão estar frustradas as expectativas de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter uma reunião rápida (como estava previsto) com o seu homólogo russo.

A fazer fé em fontes da CNN, nos bastidores da organização de uma reunião prévia entre os principais assessores de relações exteriores dos chefes de Estado, marcada para esta semana, esta foi adiada, sem data marcada, contrariando o que havia dito na passada quinta-feira, 16, o presidente Donald Trump, quando, após uma ligação telefónica com Vladimir Putin, avançou que os dois haviam concordado com uma reunião prévia de conselheiros de alto nível esta semana, antecedendo o encontro dos líderes.

“As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, juntamente com várias outras pessoas a serem designadas”, escreveu Trump na sua rede social Truth Social.

Apesar das declarações do inquilino da Casa Branca, a verdade é que o esperado encontro entre Rubio e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, foi suspenso por enquanto, disse um funcionário da Casa Branca à CNN, não ficando claro se o encontro iria ocorrer ainda esta semana. 

Claro também não ficou qual seria o impacto final do agendamento do pré-encontro entre Lavrov e Rubio na esperada cúpula Trump-Putin a ter lugar na capital da Hungria, Budapeste.

Pôr “fim a esta guerra” e “interromper a matança”

“O presidente Trump tem trabalhado consistentemente para encontrar uma solução pacífica e diplomática para pôr fim a esta guerra sem sentido e interromper a matança”, disse Anna Kelly, vice-secretária de imprensa da Casa Branca, à CNN. 

Recordamos que já se passaram mais de dois meses desde que Trump realizou sua última cúpula presencial com Putin em Anchorage, Alasca. O encontro, que durou quase três horas, terminou sem acordo, no entanto, os dois líderes não deixaram de alardear progressos, que mais ninguém identificou.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Casimiro Centeio, 21 de Out de 2025

      A hipocrisia é a pior desgraça da Humanidade! Pior que mil bombas hidrogénicas !!!!

      Responder


    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.