• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Esgrima: Victor Alvares de Oliveira qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Desporto

Esgrima: Victor Alvares de Oliveira qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

O atleta cabo-verdiano de esgrima Victor Alvares de Oliveira, bolseiro da Solidariedade Olímpica, qualificou-se para os Jogos Olímpicos de Paris’2024 e torna-se no segundo atleta cabo-verdiano classificado, depois de Samuel Freire na maratona.

A sua qualificação deve-se ao “princípio de universalidade dos Jogos Olímpicos”, esclareceu à imprensa o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) logo após ter recebido a confirmação pelo Comité Olímpico Internacional.

“Uma comissão tripartida, formada por um representante da Associação das Federações Internacionais de Desportos Olímpicos de Verão (ASOIF), de um representante do Comité Olímpico Internacional (COI) e de um representante da Associação Mundial dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), analisou a candidatura proposta pelo COC, e atribuiu o lugar de universalidade para a esgrima masculina ao Victor Alvares”, explicitou a fonte.

Bolseiro de Solidariedade Olímpica, Victor Alvares de Oliveira torna-se assim o primeiro atleta de esgrima a representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

O esgrimista, de acordo com o COC, vinha procurando a sua qualificação em diversos torneios pelo mundo ao longo deste ciclo olímpico, e ultimamente no torneio de qualificação africano organizado na Argélia, em Abril de 2024.

Os Jogos Olímpicos de Paris acontecem de 26 de Julho a 11 de Agosto deste ano em Paris (França) e Cabo Verde participa neste grande evento sob responsabilidade e coordenação do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

O esgrimista Victor Alvares de Oliveira é especialista na disciplina de florete e é o primeiro a representar Cabo Verde no maior evento desportivo do mundo, nesta modalidade.

Oliveira junta-se assim ao atleta Samuel Freire como os dois cabo-verdianos já qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.

Partilhe esta notícia