• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Cabo-verdiano faz história no basquetebol argentino
Desporto

Cabo-verdiano faz história no basquetebol argentino

É o primeiro cabo-verdiano a jogar no campeonato argentino de basquetebol profissional, o primeiro africano nos escalões de formação do seu clube, o Obras Basket, e em apenas um ano a evoluir na Argentina foi integrado nos trabalhos da equipa sénior esta época. No passado dia 18 fez a sua estreia absoluta na equipa sénior, mas este fim de semana, apesar de convocado, não jogou qualquer minuto.

Chama-se Victor Andrade Toyo, é de Santo Antão, filho de mãe cabo-verdiana e pai nigeriano, e no ano passado partiu para Argentina para iniciar aventura na formação do Obras Basket, histórico emblema argentino, e na liga que lançou por exemplo, Manu Ginobili, um dos grandes nomes da NBA. A Argentina recorda-se, é campeã olímpica (2004). No passado dia 18, Victor fez a sua estreia absoluta na equipa sénior na vitória sobre La Union por 92 x 76. Este fim de semana, no entanto, não jogou qualquer minuto e não pôde ajudar o Obras a evitar uma derrota contra o Quimsa por 85 x 81 e que interrompeu uma série de três vitórias consecutivas doseu clube.

O poste cabo-verdiano de 2,03m, é um caso surpreendente de sucesso que há pouco mais de um ano estava ainda  no Rosariense de Santo Antão, treinada por Délio “Dey” Leite, que é também um dos responsáveis por esta oportunidade de Victor rumar às “Pampas”. Mais incrível é que Victor apenas começou a jogar BAsket em 2014 no mesmo Rosariense.

A sua primeira convocatória para a equipa principal aconteceu em Outubro de 2017. Embora só agora tenha cumprido os primeiros minutos, o facto de constar regularmente na equipa principal ésinal da sua evolução e do futuro que se adivinha brilhante para este jovem cabo-verdiano que, certamente estará a ser observado com atenção pelo selecionador Emanuel Trovoada, que bem o conhece e terá ajudado na sua ida à Argentina.

Com a derrota o Obras Basket (7v, 5 d) é 6º classificado da Liga A argentina e o Quimsa (8v, 4d) é 3º nesta altura. San Lorenzo (12v, 1d) e Atenas (9v, 3d) são 1º e 2º lugares, respetivamente.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação