O cantor e compositor da ilha de São Nicolau e residente em São Vicente Fábio Ramos vai subir ao palco do AME 2025, na quarta-feira, 09, para apresentar o seu primeiro álbum "Um Cálice d’nha Terra".
A primeira participação de Fábio Ramos no Atlantic Music Expo (AME) foi em 2022, quando o evento foi realizado em São Vicente.
Para o AME’2025, Fábio Ramos prometeu “muita energia e vibração”, com um repertório focado nos ritmos tradicionais de Cabo Verde, a marca do seu álbum.
Por isso, durante a entrevista hoje à Inforpress, o músico prometeu “muita coladeira, morna e emoção”.
Com uma trajetória de oito anos na música de forma profissional, Ramos regressa ao evento com um espetáculo “mais maduro”, apresentando o seu primeiro álbum, “Um Cálice d’nha Terra”, lançado a 09 de Dezembro de 2024.
“Desta vez, subo aos palcos com mais conteúdo, com trabalhos inéditos, e é um privilégio enorme participar com os meus produtos que já estão no mercado”, afirmou o artista, ressaltando que aproveitará esta oportunidade para levar a sua carreira a outro patamar.
O disco de estreia conta com dez faixas e tem como tema central as experiências da diáspora cabo-verdiana.
“Fui marinheiro durante quase oito anos, viajei pelo mundo e ganhei consciência do que é a vida de um emigrante. Muitos levam consigo um pequeno ‘cálice’ da sua terra, com coisas típicas para matar as saudades”, explicou o músico.
Além de abordar a emigração, o álbum toca em temas como o amor e a empatia.
“A nossa sociedade precisa olhar mais para o próximo. Com as minhas vivências, percebi que não precisamos de muito para sermos felizes. Precisamos de mais amor”, partilhou.
O artista, que já marcou presença também no Kriol Jazz Festival 2024, glorificou o reconhecimento do público e a consolidação da sua carreira.
“É muito gratificante saber que esta profissão que escolhi tem sido abraçada com tanto carinho. Isso é um combustível para continuar e fazer sempre melhor”, vibrou.
O Atlantic Music Expo 2025, a “maior feira de música transatlântica”, acontece de 7 de Abril a 10 de Abril na Cidade da Praia.
Para a 11.ª edição, 23 artistas foram selecionados.
Os artistas nacionais são: Ary Kueka, Dieg, Fábio Ramos, Zuleika, Queency Barbosa, Yacine Rosa, Leroy Pinto, CJ Patronato, Tereza Fernandes e Eliana Rosa.
No cenário internacional, o AME 2025 contará com as apresentações de artistas de renome de diferentes partes do mundo, incluindo Isabel Novela (Moçambique), Maria Siga (Senegal), Roberta Campos (Brasil), Rumba de Bodas (Itália), Sahad (Senegal), Tasuta N’Iman (Marrocos), Throes & The Shine (Angola/Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Raquel (Espanha) e Fattu Djakité (Guiné-Bissau).
O evento contará também com a participação de DJ Streladuh, DJ Muleki e DJ Oleg.
Comentários