• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia acolhe Simpósio Internacional em homenagem a Aristides Pereira
Política

Praia acolhe Simpósio Internacional em homenagem a Aristides Pereira

O evento, que terá como figura central o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, está marcado para os dias 16, 17 e 18 de Novembro. As actividades decorrerão na capital do país mas também na Boavista, ilha natal de Aristides Pereira.

A iniciativa é da Fundação Amílcar Cabral (FAC) e da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP). O objectivo é segundo a organização “homenagear a pessoa que foi Aristides Pereira, o combatente e o estadista e ao mesmo tempo permitir que historiadores, investigadores, amigos e companheiros, as jovens gerações e a sociedade em geral possam refletir sobre o percurso e aquilo que fez Aristides Pereira”.

“Aristides Pereira e a Luta de Libertação Nacional”, “Aristides Pereira: o Estadista” e “Diálogo inter-geracional” são os três painéis em debate  no Auditório Nacional e na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia.

O evento contará com a presença de um representante do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, do ex-embaixador norte-americano em Cabo Verde, Vernon Penne, e do general angolano António dos Santos França "Ndalu".

De angola virá também uma delegação da Fundação Agostinho Neto, que deverá proceder a uma homenagem a Aristides Pereira, a Amílcar Cabral e ao poeta Corsino Fortes, durante o simpósio.

Na ilha natal do primeiro chefe de Estado cabo-verdiano está prevista a inauguração do busto de Aristides Pereira no aeroporto que já tem o seu nome e a nomeação de uma avenida, na cidade de Sal-Rei.

O grupo de trabalhos fará ainda uma visita à localidade de Fundo das Figueiras, onde o homenageado nasceu e foi sepultado, em 2011.

Torneios desportivos, concursos escolares e uma sessão solene na Assembleia Municipal da Boa Vista são também outras actividades previstas para lembrar o homem que conduziu Cabo Verde desde a independência (1975) até à chegada da democracia em 1991.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Karina Moreira