A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) vai regressar brevemente aos voos domésticos, com um avião alugado à Air Senegal, para responder à incapacidade de resposta da atual concessionária Bestfly, disse hoje à Lusa o ministro dos Transportes.
“A TACV contratou uma aeronave de modelo ATR junto da Air Senegal que irá reforçar os voos [interilhas] muito brevemente”, disse Carlos Santos, em declarações à Lusa, indicando que o aparelho já está no Aeroporto Internacional da Praia.
O ministro reconheceu os “solavancos” que têm acontecido nos transportes [aéreos] interilhas, motivados pela “crescente” procura turística, mas também pela “fraca capacidade” de resposta da Bestfly, a única operadora que faz as ligações aéreas entre as ilhas, por meio de uma concessão estatal.
“Notamos que há esse desencontro entre a oferta e a procura, por isso, o Governo já deu luz verde a uma proposta de reforço da oferta dos voos interilhas apresentada pela TACV, para permitir uma maior disponibilidade para todas as ilhas e facilitar a conectividade”, sustentou o governante.
O Governo assume a “responsabilidade última” de ligação entre as ilhas e a alternativa é “estruturante e definitiva”, prosseguiu Carlos Santos.
O ministro avançou que “brevemente” a TACV vai anunciar a comercialização dos voos e ajustar conforme a procura no mercado.
As ligações aéreas domésticas entre sete das ilhas do arquipélago são há vários anos operadas por uma única companhia, atualmente a angolana BestFly, que comprou a maioria do capital da TICV, antes detida pelos espanhóis da Binter.
Carlos Santos esclareceu que não se trata de um “passo atrás” na decisão anterior de retirar a TACV dos voos domésticos, mas sim de “garantir a mobilidade” dos cabo-verdianos, complementando as operações da Bestfly.
Cabo Verde tem aeroportos internacionais em São Vicente, no Sal, na Boa Vista e na Praia (Santiago) e aeródromos em São Nicolau, no Maio e no Fogo.
Em março de 2019, Cabo Verde vendeu 51% da TACV por 1,3 milhões de euros à empresa islandesa Loftleidir e empresários daquele país.
Entretanto, na sequência da paralisação da companhia durante a pandemia de covid-19, o Estado assumiu a posição, alegando vários incumprimentos e dissolvendo os corpos sociais.
A companhia aérea faz ligações internacionais com Lisboa (Portugal), Paris (França) e Bérgamo (Itália) e tem ainda nos planos a retoma dos voos para Brasil, Bissau, bem como abrir ligações para Boston (Estados Unidos).
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários