Fernando Elísio Freire presidiu esta terça-feira, 4, em representação do Governo de Cabo Verde, à apresentação da revisão da política de investimentos do país, no âmbito da conferência da Organização das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que acontece em Genebra, Suíça.
Esta sessão de alto nível contou com a participação de representantes do governo e do sector privado dos países membros da UNCTAD (França, Japão, Portugal, Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido), Banco Europeu de Investimento, parceiros de desenvolvimento e representantes da sociedade.
Por sua vez, o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto fez-se acompanhar de uma delegação que integra, entre outros, a Presidente da Cabo Verde TradeInvest e o Assessor Especial do Primeiro Ministro.
Além de declarações de políticas de altos funcionários do governo e de uma apresentação do secretariado da UNCTAD, as delegações e representantes do setor privado tiveram oportunidade de comentar o relatório, que, antes, foi discutido num workshop na cidade de Santa Maria, em Cabo Verde.
As Revisões de Política de Investimento da UNCTAD (IPRs) pretendem ajudar os países a melhorar suas políticas de investimento com o objectivo de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e familiarizar os governos e o setor privado internacional com o ambiente de investimento.
Trata-se de um instrumento que, para além de analisar o arcabouço legal e regulatório para investimento, também contém uma análise estratégica sobre como utilizar melhor o investimento estrangeiro directo no sector de turismo como uma alavanca para o desenvolvimento sustentável.
No caso de Cabo Verde, a revisão foi iniciada a pedido do Governo e contempla as seguintes actividades, mediante proposta do país: Empreendedorismo, Ligação de negócios, facilitação de negócios, Acordos internacionais de investimentos e Promoção de Investimento.
Comentários