O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, representa o país na maior conferência mundial da UNESCO, dedicada à Cultura, juntando-se a representantes de 194 países.
A MONDIACULT 2025, sob o lema “Libertar o poder da cultura para alcançar o desenvolvimento sustentável”, acontece de 29 de setembro a 01 de outubro na Catalunha, Espanha, e Augusto Veiga participa no painel “Direitos Culturais + Economia da Cultura”, afirmando o compromisso de Cabo Verde “com a valorização da cultura como direito fundamental e motor de desenvolvimento sustentável”, segundo avança fonte do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
Para além de Augusto Veiga, a comitiva cabo-verdiana integra a presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, e a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos.
MONDIACULT o que é?
A MONDIACULT é a maior conferência de política cultural do mundo. A edição de 2025 reúne milhares de participantes para definir a agenda global para a cultura nos próximos anos. Nossas discussões inclusivas girarão em torno de 6 temas e 2 áreas de foco, representando os principais desafios e oportunidades para o futuro da cultura.
A MONDIACULT também é uma importante plataforma de advocacy. Com a conclusão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável à vista, a Conferência da UNESCO de 2025 é um momento decisivo para construir um consenso e um impulso para estabelecer a cultura como um objetivo "autônomo" dentro da próxima estratégia de desenvolvimento das Nações Unidas.
Os direitos culturais devem ser garantidos para todos – e defendidos por todos. É por isso que a UNESCO garantirá a presença de uma ampla gama de participantes, desde formuladores de políticas, a sociedade civil, artistas e jovens na MONDIACULT 2025.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários