O ciclo natural: Esperar pelo tempo certo
Colunista

O ciclo natural: Esperar pelo tempo certo

Esperar o tempo certo não é negligência, é sabedoria. É dar um passo de inteligência e demonstração de maturidade. A pressa não é amiga da perseverança e a perseverança é amiga do sucesso. Quem espera o tempo certo colherá o fruto que permanece.

Numa sociedade tão frenética e veloz, a tendência é antecipar tudo.

Vamos perceber que tudo na vida se processa pela via do tempo, dia, hora, ano e mês. Reconhecer o ciclo de tudo que existe no mundo físico, biológico, cosmológico e sociológico, é um grande passo de inteligência e sabedoria.

A vida é feita de ciclos. São marcas importantes, acontecimentos, situações da vida, passado, presente, futuro,  acontecem no seu tempo. O ciclo dos acontecimentos marca episódios, insucesso, sucesso, perdas e ganhos. Não se trata de destino e nem da predestinação, é a lógica e o ciclo perfeito. É o dia que dura 24 horas e depois chega um novo dia. Nada acontece por acaso. Tudo é marcado pelo ciclo certo e pelo tempo certo.

A natureza nos ensina o ciclo das coisas e da vida. No ponto de visto biológico já sabemos que nada acontece fora do seu próprio ciclo. O grande risco que corremos, é quando antecipamos o ciclo natural dos acontecimentos, dos planos e projetos. Tudo que acontece fora do seu tempo certo, desaparece com facilidade. Não cumpriu o ciclo, e tudo que não cumpre o clico certo não tem raiz para permanecer. E tudo precisa acontecer no seu tempo devido.

O nascimento de uma criança precisa passar pelo tempo de nove meses, com exceção de algumas, que por alguma anomalia acabam nascendo antes, mas já sabemos que não é o padrão. O tempo padrão é de nove meses.

Quando tentamos antecipar o ciclo, corremos o risco de perder a oportunidade de mudar o rumo da nossa história. O tempo determinada o ciclo e o ciclo determina o tempo. Não podemos antecipar absolutamente nada. O Rei Salomão já dizia no seu grande livro de Eclesiastes: "Tudo tem o seu tempo determinado debaixo do céu". Tentar antecipar o ciclo natural das coisas, é anular ou encurtar o caminho, e como tal perdemos o rumo e a direção do objetivo preconizado. Podemos perder tudo pelo simples fato de não esperarmos a hora e o tempo certo.

Esperar o tempo certo não é negligência, é sabedoria. É dar um passo de inteligência e demonstração de maturidade. A pressa não é  amiga da perseverança e a perseverança é amiga do sucesso. Quem espera o tempo certo colherá o fruto que permanece.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Lino Magno

Teólogo, pastor, cronista e colunista de Santiago Magazine

    Comentários

    • Pedro Moreira, 10 de Dez de 2024

      Quando, invistimos o nosso tempo e dinheiro no tempo errado, perdemos!
      Objetivo

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.