• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da República pede auditoria ao atendimento em todo o sistema nacional de Saúde
Política

Presidente da República pede auditoria ao atendimento em todo o sistema nacional de Saúde

 O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje que deve-se auditar o atendimento em todo o sistema nacional de saúde, uma ez que tem havido muitas queixas, “justas ou injustas”, de pessoas que se consideram mal atendidas e mal tratadas nos serviços de saúde 

Tal posição foi manifestada pelo Chefe de Estado após falar ao telefone com o pai do adolescente João Carlos Martins da Cruz, Djony, de 14 anos, que faleceu após ter sido evacuado, em condições muito precárias, da ilha Brava para o Hospital Regional Francisco de Assis, no Fogo.

José Maria Neves disse ter Apresentado as duas condolências e deixado uma palavra de conforto a toda a família enlutada, que pode também ouvir a versão do pai da vítima e saber da indignação dos bravenses.

Na publica feita no Facebook, o mais alto magistrado da Nação sugeriu que as autoridades competentes devem mandar fazer um “inquérito rigoroso” sobre as circunstâncias da evacuação e da morte do adolescente.

“Devem ser tomadas medidas urgentes para se criar um verdadeiro sistema de evacuação médica no país, de modo a serem prevenidas situações do género, desgaste do sistema de saúde e descontentamento pelo nível de atendimento e de serviços prestados nos hospitais e centros de saúde”, defendeu, igualmente,

Prosseguindo Neves disse ter consciência do quanto esforço tem sido feito pelo pessoal de saúde a todos os níveis e os homenageia por isso.

“Todavia, os tempos são outros e as pessoas muito mais exigentes. Almejam muito mais e melhor. Tenho por mim que já há condições técnicas e humanas no país para prestar serviços finais aos utentes de melhor qualidade. São fundamentais, todavia, mais sofisticação na organização dos trabalhos, muito mais eficiência na execução e mais efetividade nos resultados”, afirmou.

 Finalizando, o Presidente da República disse que é preciso tudo fazer para que as pessoas não percam confiança nas instituições do país

Partilhe esta notícia