Edil do Maio quer resgatar história das figuras da ilha envolvidas na luta de libertação nacional
Política

Edil do Maio quer resgatar história das figuras da ilha envolvidas na luta de libertação nacional

O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, prometeu hoje trabalhar para resgatar a história da ilha e de figuras envolvidas na luta de libertação nacional enquanto património e referências inspiradoras para a nova geração. 

Em nota, por ocasião do Dia dos Heróis Hacionais, o presidente da Câmara Municipal do Maio enalteceu a contribuição de figuras da ilha na luta de libertação nacional, destacando os combatentes Joaquim Pedro Silva, Lourenço Santos e David Ribeiro. 

No entender do edil, esses combatentes são os referenciais da ilha do Maio no 20 de Janeiro, pelo que entende que a história deve ser resgatada para inspirar novas gerações, “construindo pontes para reconfigurar o futuro”. 

“Quero, nesta oportunidade, referir aos nossos ilustres combatentes da liberdade da Pátria, oficialmente reconhecidos pelo Estado de Cabo Verde, o Comandante Joaquim Pedro Silva, o Lourenço Santos e David Ribeiro, personalidades essas que são nossos referenciais, ao lado de outros homens e mulheres que marcaram a história da nossa ilha, em setores como comércio, indústria, transportes, cultura e desporto”, lê-se na nota. 

Rely Brito destacou também, na mesma nota, os ensinamentos de Amílcar Cabral, ao afirmar que o 20 de Janeiro traz para a atualidade os pensamentos e os conselhos do herói nacional.

Destacou ainda  que, apesar do país ter já percorrido um “longo caminho”, ainda “falta muito” para vencer a pobreza e a exclusão social e, assim, “festejar com o melhor, vencido que foi o pior”.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.