• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Domingos. Munícipes oferecem e ornamentam a cidade com plantas decorativas
Sociedade

São Domingos. Munícipes oferecem e ornamentam a cidade com plantas decorativas

A Câmara Municipal de São Domingos lançou o desafio como forma de celebrar o dia mundial do Ambiente (5 de Junho) e a população aderiu na hora: este sábado, 22, Dia Internacional da Biodiversidade, foram colocadas dezenas de plantas ornamentais por toda a cidade, com destaque para a praça central, onde está o busto de Ntoni Denti D'Oru, e as duas rotundas que dão acesso à zona centro, Várzea da Igreja. Tudo feito de forma voluntária pelos munícipes, que também ofereceram as plantas.

"Eu cuido da minha cidade". Foi com este lema que a autarquia convenceu as dezenas de feirantes e vendedeiras de plantas em São Domingos a aderir à causa ambientalista - "um concelho mais verde e amigo do ambiente" - e abraçar o projecto de colocar com as suas próprias mãos plantas ornamentais por toda a cidade de Várzea da Igreja, campanha que contou também com o apoio espontâneo de alguns homens a ajudar na escavação e na rega, tudo para devolver o verde ao centro da cidade. Sobretudo na praça central, onde a vegetação sempre esteve presente, mas após a sua remodelação durante a gestão camarária anterior ficou despida de qualquer planta decorativa.

A vereadora responsável pelo pelouro da Indústria, Turismo, Comércio Empreendedorismo e Ambiente destaca ainda a pronta colaboração da empresa Upranimal, que assumiu a ornamentação da rotunda de Neta Gomes (que vem da Praia) e do Eco-Centro, que forneceu e colocou todas as plantas na rotunda de Figuera Branca, no sentido Assomada-Praia.

Zuleika Rodrigues, que aponta ainda a parceria da Quercus Cabo Verde nesse processo, diz-se satisfeita com o resultado obtido este sábado, mas faz saber que esta campanha de ornamentação da cidade com plantas decorativas faz parte de um vasto programa desenvolvido pela autarquia sãodominguense para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, um pouco por todo o concelho. A ideia, sublinha a autarca, é não só valorizar o ambiente como suporte à vida e à sustentabilidade do planeta como desenvolver actividades que levem os munícipes à autoconsciência acerca da importância da preservação do meio ambiente. 

Assim sendo, já no próximo dia 29 de Maio, será empossado o primeiro Conselho Municipal do Ambiente, estando ainda agendada uma palestra no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a versar sobre (I) "Preservação e Conservaçáo do Meio Ambiente" e (II) Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável", a acontecer no Liceu Fulgêncio Tavares.

A Feira de Plantas Ornamentais vai voltar, depois do sucesso da primeira edição, com as expositoras a exibirem nos dias 5 e 6 de Junho as suas produções.

O programa de celebração do Dia Mundial do Ambiente em São Domingos termina com uma campanha de limpeza do perímetro florestal de Rui Vaz, um importante ponto turístico. Aliás, segundo a vereadora Zuleica Rodrigues, todas estas acções visam, por um lado, modernizar e melhorar todo o ecossitema do concelho de modo a atrair turistas para este município do interior de Santiago. Por outro, pretende promover a economia local, incentivando a população a cultivar, tratar, expor e vender as suas plantas nas futuras feiras regulares que estão previstas, uma forma alternativa de gerarem seu próprio rendimento, dinamizando a economia local.

Partilhe esta notícia