• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Atitudes de um vencedor. 1ª Samuel 17
Boas Novas

Atitudes de um vencedor. 1ª Samuel 17

Atitudes importantes: (1) Auto prontificação. David percebe que havia um vazio no campo de batalha do rei Saul. Não hesita e vai ao encontro do maior inimigo de Israel.

(2) David não se vitimiza. Mesmo sendo deixado para trás; considerado inapto para a batalha e desprezado pelos seus irmãos. Não entra no campo da autopiedade; assume como um jovem valente e corajoso. Venceu todos limites possíveis e se firmou diante de um dos mais importantes desafios da nação de Israel.

(3) David não se intimida diante de Golias. O medo é o maior obstáculo para a vitória; não podemos impressionar com o grau do desafio.

(4) Motivação certa. Não queria lutar contra Golias por motivo pessoal; provar que era capaz; ganhar reconhecimento de Saul ou ter reconhecimento da sua família. A causa de David era outra, seu compromisso ultrapassava o sentido restrito. O pensamento de David era nacional e de ordem afirmativa nacional.

(5) Indignação positiva. David assumi como um guerreiro valente. Percebe que Israel estava em apuros e que havia um inimigo quase imbatível. Todo o cenário de desprezo da parte de Golias provocou uma santa indignação no coração de David. Diante disso, ele se levanta para desfazer a ditadura de Golias.

(6) David tinha visão. Logo que chegou no campo de batalha percebeu que algo não estava bem, que alguém tinha que se levantar como resposta. Não entra no desânimo da maioria, faz história como o homem mais corajoso e ousado da Nação de Israel.

Conclusão: Características da vitimização. (1) É o maior troque usado por pessoas derrotadas internamente. (2) É a justificação da derrota pessoal. (3) Transferência de culpa pela falta de autenticidade pessoal. (4) Exagero dos factos. (5) Défice no caráter. (6) Traumas não tratados.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!