• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CVA. Islandeses tinham plano para arrestar Boeing 757 em Lisboa. Marcelo mandou avisar Ulisses
Política

CVA. Islandeses tinham plano para arrestar Boeing 757 em Lisboa. Marcelo mandou avisar Ulisses

Afinal o primeiro voo de retoma da Cabo Verde Airlines (CVA), previsto para sair à 18 de Junho passado, com destino a Lisboa, não passou de uma encenação da Loftleidir Icelandic para arrestar o Boeing 757 da Cabo Verde Airlines em Lisboa. Disse ao Santiago Magazine uma fonte conhecedora do processo, completando que o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, mandou avisar Ulisses Correia do esquema.

Nesta “tramoia”, revelou a mesma fonte, os islandeses da Loftleidir Icelandic contavam com o apoio do administrador operacional da CVA, Antolovio Martins, do então director de operações de voos, Nilton Lobo, do ex-diretor de treino, Luís Almeida, e do piloto chefe, Luís Barbosa.

Desses, apenas Antolivio Martins continua na empresa, mas acreditam as nossas fontes que brevemente estará a responder em tribunal por danos à empresa.

“Os islandeses já tinham falado com Antolivio Martins e os restantes no sentido de fazerem um teatro a dizer que a CVA começou a voar. Tudo isto para fazer com que o avião saísse do país para depois ser arrestado em Lisboa”, contou a fonte.

Chantagem

Outro informante do Santiago Magazine confirmou que a Loftleidir Icelandic já tinha um pedido no Tribunal Europeu e também no Tribunal português para arrestar o aparelho para que este seja objecto de chantagem ao Governo de Cabo Verde para conseguirem mais um aval de 12 milhões de contos.

“Mas o plano foi por água abaixo porque o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para que este avisasse ao Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva”, contou.

Nisto, afirmaram, o Governo chamou a administração da Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) para, também numa encenação, meter uma providência cautelar para dizer que o avião não iria sair até serem pagas as supostas dívidas da CVA para com esta empresa que gere os aeroportos nacionais. 

Partilhe esta notícia