• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santiago Magazine está renovado. Eis a nossa nova proposta para si
Actualidade

Santiago Magazine está renovado. Eis a nossa nova proposta para si

De certeza já reparou que Santiago Magazine está com um novo look - um design mais moderno, leve e funcional, feito a pensar em si. Agora, resta explicar-lhe, caro leitor, o que vai mudar em termos de conteúdo e como poderá estar ainda mais informado e em cima dos acontecimentos. Há novidades também para os anunciantes.

Nesta era digital, os órgãos de comunicação social têm de estar a acompanhar as evoluções tecnológicas e seguir as tendências e práticas utilizadas no mundo inteiro, de modo a trazer mais e melhores benefícios aos seus leitores. Santiago Magazine, sendo uma plataforma online de informação e comunicação já consolidado, não poderia ficar atrás, muito pelo contrário, é objectivo deste jornal online estar à frente sempre, isto é, na vanguarda da informação e das novas formas de fazer com que o jornalismo sério e independente vença num mundo dominado pela superficialidade das redes sociais, pelo acesso rápido às informações e pelo uso e abuso das fake news.

A demanda por informação nos dias de hoje obriga a que os métodos de produção e divulgação de conteúdos sejam redefinidos, reavaliados e refeitos constantemente. Porque se antigamente eram os leitores que procuravam os ardinas ou iam às bancas comprar jornal, hoje são estes que vão bater à porta das pessoas, seja em casa, via PC ou tablet, seja na rua, através dos smartphones. E não é apenas na distribuição da informação que são exigidas mudanças, a nível da produção de conteúdos os desafios são ainda maiores, precisamente pela necessidade de se distanciar dos fake news e das notícias made in redes sociais com fins maldosos . Dada a proximidade com o leitor (que agora pode opinar, criticar e sugerir matérias aos órgãos de comunicação social), o papel do jornalismo eleva os seus niveis de responsabilidade e rigor.

Tendo esses pressupostos em mente, Santiago Magazine vem preparando desde o ano passado um novo site, com outra estrutura de informação, mas igual ou melhor qualidade de notícias. Um site sofisticado, alinhado com a identidade da Marca Santiago Magazine; tecnologicamente avançado, focado em proporcionar uma excelente experiência de utilização e baseado numa plataforma flexível e escalável que permita ao website evoluir em função de necessidades futuras; com elevado índice de usabilidade - fácil de navegar, intuitivo, rápido e acessível.

Para suportar a arquitetura de informação definida e as necessidades do website apresentamos agora uma solução dinâmica, com um gestor de conteúdos (CMS) que vai permitir agilizar as tarefas de actualização do site e reduzir o esforço associado às mesmas, reduzindo assim os custos de manutenção. E para gerir toda a parte de notícias e artigos é criado um módulo de backoffice para que o cliente possa de forma simples gerir este tipo de conteúdos.

O site garante o seu correto funcionamento nos browsers mais recentes (Internet Explorer 10+, Google Chrome 30+ e Firefox 24+) em desktop, para além dos browsers default dos sistemas IOS9 e Android nos smartphones.

Ao leitor

A página principal do site, para além dos menus de navegação, apresenta as notícias/artigos identificados como destaque pelo cliente em backoffice. A grande novidade é a introdução de newsletters (basta o leitor se registar na página para receber no seu PC ou smartphone, as últimas notícias publicadas) e as notificações, que vão alertar o leitor para novas matérias do seu interesse. Ao subscrever as newletters, o leitor tem a vantagem de poder comentar artigos e notícias sem necessidade de nova subscrição. Propomos uma estratégia de envio de newsletter regular para manter a afinidade com os nossos subscritores, por exemplo todas as sextas-feiras enviar um resumo das principais notícias da semana.

O site dispõe de um registo de utilizador, através do qual o utilizador terá acesso a alguns conteúdos exclusivos mediante subscrição dos mesmos. Ou seja, este novo site está preparado para ter artigos Premium (textos exclusivos de grande circulação e interesse) virados exclusivamente para os assinantes. Esta nova modalidade, porém, só começará a ser paga mais tarde, uma vez que Santiago Magazine pretende habituar o leitor a esta nova fórmula, que, além de servir os leitores com artigos exclusivos de qualidade, é uma forma de ajudar a rentabilizar o jornal. Porque não há melhor maneira de manter um jornal independente se é o leitor quem paga pelo seu conteúdo.

Às empresas

As novidades estão aí também para as empresas, anunciantes e outras instituições com interesse na divulgação do seu produto ou serviço. Assim sendo, implementamos um novo sistema de Gestão de Destaques/Banners que permite a gestão das várias zonas de destaques no site. Através deste módulo é possível carregar destaques/banners em Imagem ou texto e associar links para outras páginas do site ou mesmo para outros sites. Igualmente, é possível publicar vários destaques em simultâneo, que vão sendo apresentados em rotação nos espaços prédefinidos.

Com esta nova arquitectura, o novo site do Santiago Magazine permite agendar a publicação de um destaque, definindo a data de início e fim e também definir um volume de impressões máximo que o banner pode ter. Estará também disponível para cada banner um resumo com o número de impressões e cliques que o banner obteve durante todo o período de rotação. Portanto, tem para si, caro empreendedor, uma plataforma ajustada ás suas necessidades, com um poder de alcance superior, em virtude do aumento das visitas ao site pelos principais motores de busca na internet, estando o santiagomagazine.cv integrado com a ferramenta de medição de tráfego Google Analytics.

Inclusive o utilizador pode submeter o seu classificado directamente na página, podendo no futuro este módulo ser integrado com uma gateway de pagamentos, uma completa novidade comercial nos órgãos de comunicação social online no país.

Enfim, este novo sítio, bem mais leve e moderno em termos estéticos, propõe novos conteúdos, traz novas rúbricas e vem estabelecer um novo compromisso consigo, caro leitor. Um compromisso de trabalho com qualidade. Aproveite já e subscreva a nossa newsletter e accione o sino de notificação de notícias.

Santiago Magazine é dos seus leitores e para os seus leitores.

O director,

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!