• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Nota de esclarecimento sobre um texto de pedido de suspensão provisória da apresentação do livro “Cabo-verdianas de Itália...”
Ponto de Vista

Nota de esclarecimento sobre um texto de pedido de suspensão provisória da apresentação do livro “Cabo-verdianas de Itália...”

Estimado Senhor Diretor do Jornal Online Santiago Magazine,Ao abrigo do direito a resposta, pedimos que publique os nossos esclarecimentos relativos ao artigo de opinião da Senhora Maria de Lourdes Jesus sobre a apresentação do livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” publicado no dia 26 de julho 2021.Com as nossas mais cordiais saudações,

Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento ao artigo de opinião publicado no dia 26 de julho 2021sobre a apresentação do livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

a)    Ambas as autoras foram informadas e convidadas sendo esta apresentação uma proposta conjunta da Universidade Jean Piaget, da Editora Rosa de Porcelana e da Universidade de Florença como podem ver nos materiais de divulgação do evento.

b)   A Professora Doutora Clara Silva, catedrática da Universidade de Florença, encontra-se em Cabo Verde no âmbito da parceria com Universidade Jean Piaget.

 c)    A Dra Maria de Lourdes Jesus não respondeu à nossa correspondência relativa ao lançamento do livro.

O livro “Cabo-verdianas de Itália: História de vida à maneira feminina” foi realizado no âmbito da cooperação entre a Universidade de Florença (Itália), a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e a Editora Rosa de Porcelana. Um livro que de entre seus múltiplos objetivos visa ultrapassar o estereótipo da mulher migrante cabo-verdiana como figura passiva e resignada, mostrando-a como protagonista da sua história de inserção social e cultural na Itália assim também como em Cabo Verde, e fazer conhecer à segunda geração das emigrantes a história, a cultura de Cabo Verde e mesmo a história da emigração dos seus pais.

O livro, financiado pela Universidade de Florença e dirigido cientificamente pela Professora Clara Silva, foi editado pela primeira vez na língua italiana pela editora Franco Angeli de Milão. A edição portuguesa pela Rosa de Porcelana vai ser apresentada na Universidade Jean Piaget no dia 29 de julho às 17h. O evento, organizado pela Universidade Jean Piaget e pela Editora Rosa de Porcelana, conta com a participação presencial da Prof.a Clara Silva. Em consequência, o artigo de opinião da Senhora Maria de Lourdes Jesus é no mínimo surpreendente. O lançamento do livro na Praia não exclui eventuais lançamentos em outros sítios.

Wlodzimierz J. Szymaniak - Reitor da Universidade Jean Piaget

Clara Silva – Professora Catedrática da Universidade de Florença

Editora Rosa de Porcelana

 

 

Partilhe esta notícia