• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Domingos/27 anos: Presidente da Câmara Municipal convida munícipes a olharem para frente
Política

São Domingos/27 anos: Presidente da Câmara Municipal convida munícipes a olharem para frente

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos convidou hoje todos os munícipes a olharem para a frente, porque mais do que fazer o balanço dos caminhos trilhados, precisa-se acertar passos e afinar as estratégias para conquistar o futuro.

Isaías Varela fez este apelo enquanto discursava no acto solene alusivo ao 27º aniversário da criação do município de São Domingos, na Várzea da Igreja, um evento presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

“Não devemos olhar para trás com saudosismos, muito menos com nostalgia e remorsos do que podíamos ter feito mais e melhor. Foram 27 anos de percurso, em que o município e os seus munícipes trilharam um árduo caminho de construção da resiliência e de superação”, disse.

Para o autarca são-dominguense, deve-se olhar para trás apenas na condição de averiguar de que não está a ficar ninguém pelo caminho, porque, defendeu, devem todos almejar construir um município mais inclusivo e solidário, com mais coesão social, mais oportunidades e sem deixar ninguém de fora.

“Herdamos um município com enormes desafios e desigualdades que nos impõe um profundo sentido de compromisso e responsabilidade, mas também, herdamos um município com imensas oportunidades que nos encorajam e alentam a nossa confiança num futuro melhor para São Domingos”, frisou.

Ainda no seu discurso, Isaías Varela apontou desafios a nível do desencravamento das comunidades, das infra-estruturas básicas, da água e saneamento, da capacitação dos jovens, do empoderamento das famílias, da geração de empregos e rendimentos para que todos possam ter as condições necessárias para viverem com mais dignidade.

Desafios estes que, defendeu, impõem sentido de compromisso e requerem mobilização e engajamento das entidades públicas e privadas e ambição de todos quantos têm responsabilidades políticas, funções governativas e de liderança em São Domingos, assim como a confiança dos são-dominguenses.

“Os desafios são enormes, mas não estamos sozinhos, estamos juntos. Vamos trilhar este caminho juntos. Exorto a todos que acreditemos nas nossas capacidades e que aglutinemos as nossas forças, que juntemos as nossas mãos para convergir as nossas acções, porque mais do que nunca, os destinos do nosso município estão nas nossas mãos”, acrescentou.

A actual equipa camarária está, segundo o autarca, a estruturar um pacote de medidas para atrair empresas e famílias para se instalarem em São Domingos e gerar mais oportunidades para aquele município. Para isso, disse, estão a apelar ao governo que crie condições e incentivos para que a instalação em São Domingos seja atrativa e vantajosa.

Isaías Varela afirmou ainda que a sua equipa está a trabalhar para melhorar os indicadores em termos de serviços básicos como o abastecimento da água, serviços de saúde e comunicação e também para valorizar o grande activo cultural de São Domingos, assim como promover a formação profissional dos jovens, actividades geradores de rendimento e incrementar a capacidade competitiva local, entre outros.

“É possível desenvolver São Domingos, se conseguirmos estruturar um plano ambicioso e consequente de desenvolvimento, assente nas potencialidades do município e a nossa visão é transformar São Domingos numa importante plataforma comercial e de prestação de serviços, de instalação de comércio grossista, indústrias e serviços turísticos”, defendeu.

Para isso e muito mais,  informou o autarca que já se abriu uma “ampla frente de contactos” com instituições e parceiros privados e que se estará a alargar o espaço de diálogo a todos os países da CPLP, no sentido de se construir um São Domingos desenvolvido e com qualidade de vida para todos.

Partilhe esta notícia