• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
MpD descarta Jassira e aposta em Jacinto Horta para a CM de Santa Catarina – Comissão Política não decidiu ainda sobre quatro municípios
Política

MpD descarta Jassira e aposta em Jacinto Horta para a CM de Santa Catarina – Comissão Política não decidiu ainda sobre quatro municípios

A Comissão Política do MpD, reunida neste final de sábado, 17, confirmou Abraão Vicente como o candidato do partido para as autárquicas deste ano na Praia. Mas a maior novidade é a escolha do vereador Jacinto Horta para concorrer em Santa Catarina de Santiago como cabeça-de-lista para Câmara Municipal, em vez da actual presidente, Jassira Monteiro, que tinha mostrado disponibilidade para avançar. Mudança também em Tarrafal de São Nicolau, enquanto Ribeira Grande de Santo Antão, Ribeira Brava, Santa Catarina do Fogo e Tarrafal de Santiago estão ainda por definir.

Os membros da Comissão Política Nacional do MpD, reunidos ontem , aprovaram o nome do ministro da Cultura Abraão Vicente para encabeçar a lista ventoinha nas eleições autárquicas deste ano na Praia, acreditando nas pesquisas de opinião que colocarão o governante com melhor chance para conquistar a Câmara Municipal, quando comparado com Luis Filipe Tavares, ex-ministro e vice-presidente do partido, e Alberto (Beta) Melo, ex-líder concelhio e ex-vereador na CMP, que volta a ser preterido pela cúpula como candidato oficial. Fala-se em Edna Oliveira, actual ministra da Modernização da Administração Pública, para liderar a lista para a Assembleia Municipal.

Quem também acabou descartada foi a actual presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina. Jassira Monteiro já tinha mostrado a sua disponibilidade para concorrer e tudo apontava que sim tendo em conta que a Direcção Nacional do MpD definira que os presidentes incumbentes manter-se-iam como candidatos. Mas eis que na ponta final o partido opta por apostar no vereador para a Economia Local, Jacinto Horta, para encabeçar a lista do MpD nas próximas eleições autárquicas, um volte-face que parece acudir a certos sectores ventoinhas que não estavam a gostar do desempenho da autarca de Assomada - de resto, a avaliação de desempemnho foi um dos critérios predefinidos pelo MpD para a escolha dos candidatos.

A CPN deste sábado também decidiu pela troca de candidatos no concelho do Tarrafal de São Nicolau, não apostando no actual presidente, José Freitas, devendo ser indicado como cabeça-de-lista para a CM, Neivo Araújo, actual líder da Comissão Política concelhia.

Outra novidade é a escolha de Hipólito Gonçalves, também presidente da CP Concelhia em São Domingos, como candidato do MpD nesse município, superando as concorrências de Filomeno Borges e de Milton Paiva, que até à última hora era dado pela imprensa como certo na corrida à autarquia sãodominguense nas listas do MpD.

Entretanto, a reunião da CPN de ontem à noite não foi conclusiva, já que quatro municípios ainda esperam conhecer o candidato escolhido pelo MpD: Ribeira Grande de Santo Antão, onde Orlando Delgado é presidente há três mandatos, Ribeira Brava, liderada por José Martins desde 2020, Santa Catarina do Fogo, que tem Alberto Nunes e o seu vice Carlos Rodrigues em nada pacífica disputa, e Tarrafal de Santiago, onde o MpD tenta recuperar a Câmara Municipal perdida há quatro anos. Aqui, o MpD está dividido entre Celso Ribeiro e o ex-autarca José Pedro Soares.

Confirmadas estão as escolhas de Domingos Barros para Ribeira Grande de Santiago, Evandro Monteiro, actual secretário de Estado da saúde, para a CM de São Filipe no Fogo, Carlos Lopes, antigo deputado, para a CM dos Mosteiros, João Spencer para a Boa Vista, Aníbal Fonseca para Porto Novo e António Aleixo Martins para o Paul.

Herménio Fernandes está de pedra e cal como candidato em São Miguel, Ângelo Vaz para São Salvador do Mundo e Carlos Vasconcelos recandidata-se em São Lourenço dos Órgãos, tal como Júlio Lopes, na ilha do Sal, e Miguel Rosa no Maio.

(Actualização: às 22H33 alteramos o nome de Alcides de Pina para Domingos de Barros como candidato, pela segunda vez, à CM de Ribeira Grande de Santiago. Também corrigimos o cabeça-de-lista do MpD para Boa Vista, que será João Spencer em vez de Elisabete Évora)

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine