• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
ADS. Accionistas vão intentar acção judicial contra administradores
Sociedade

ADS. Accionistas vão intentar acção judicial contra administradores

Câmaras Municipais de Santiago vão exigir dos administradores da AdS, Vital Tavares e Floresvindo Barbosa, a devolução do dinheiro integral dos 3 mil 240 contos que transferiram para a sua conta particular como indeminização por terem sido demitidos.

O presidente da mesa da Assembleia Geral da empresa pública Águas de Santiago, Beto Alves – edil de Santa Catarina - vai dar uma conferência de imprensa esta segunda-feira, 4, ao facto de os administradores demitidos da empresa, Vital Tavares e Floresvindo Barbosa, terem transferido para a sua conta particular um total de 3 mil 240 contos como indeminização.

Santiago Magazine, que desde o início denunciou a gestão danosa da AdS, sabe que Beto Alves, em representação dos accionistas vai anunciar uma acção judicial contra Vital Tavares e Floresvindo Barbosa e exigir a devolução do dinheiro à AdS, empresa pública intermunicipal financiada pelo MCA.

A conferência de imprensa acontece esta manhã, em Assomada. Já ontem, este diário digital publicou na íntegra a acta da assembleia que determinou o pagamento das indemnizações e as circunstâncias para o efeito. No sábado, os visados, Vital Tavares e Floresvindo Barbosa, tinham reagido à notícia de Santiago Magazine, admitindo a transferência, que consideram ser legal. Na mesma nota de esclarecimento, Tavares e Barbosa, acusam o PCA da AdS, José António Pinto Monteiro (também demitido) de ser “o autor moral dessa cabala”. E aproveitaram para se demarcarem publicamente “de actos de gestão praticados por José António Pinto Monteiro” que puseram em causa a imagem da empresa.

Em Assembleia Geral do passado dia 7 de Maio, os accionistas acabaram por aprovar uma nova equipa gestora para a empresa. Os nove municípios da ilha de Santiago indicaram o economista e mestre em auditoria, Olívio Ribeiro, como o novo presidente do Conselho de Administração, substituindo no cargo, José António Pinto Monteiro, que liderava a empresa de distribuição de água na ilha de Santiago desde Dezembro de 2015. Ricardo Godinho e Nilton Correia entraram no lugar dos demitidos Vital Tavares e Floresvindo Barbosa.

Empossada em 2016, a administração da AdS ora demitida, esteve envolvida em várias situações de gestão danosa, falta de transparência e outros actos financeiros lesivos aos interesses da empresa, segundo relatório da Inspecção Geral de Finanças, cujo conteúdo foi noticiado em primeira mão por este diário digital.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine