Pub
Por: Redacção

debora cristina

 

“Aventuras no Reino da Luz Magenta” é o livro de estreia de Débora Cristina como escritora. São três contos infantis que dão vida a esta obra lançada em Dezembro – edição de autor.

Há uma nova publicação destinada ao público infanto-juvenil em Cabo Verde: “Aventuras no Reino da Luz Magenta” marca a estreia absoluta de Débora Cristina, uma gestora de instituições e empresas de Cultura, no universo literário para os mais pequenos.

Com edição de autor, o livro, lançado em Dezembro último na cidade da Praia, traz três contos inéditos – “Rabuja, nariz de sapo”, “O bolo de chocolate e a árvore dos frutos de ouro” e “Travessuras no campo de milho” – da escritora praiense que, assim, inaugura a sua incursão pela criação de estórias de fantasia bem raras no arquipélago (embora nos últimos tempos tenham surgido novos nomes na literatura infanto-juvenil em Cabo Verde e já com algum destaque, como Natacha Magalhães e Dai Varela).

livro infantil

"Em Aventuras no Reino da Luz Magenta, a primeira obra dedicada ao público infantil, Débora Cristina, transporta-nos para um mundo encantado, de fantasia, o mundo da bruxa Rabuja, com as suas travessuras, e, da fada Magenta”, descreve, no Prefácio do livro, Filomena Delgado.

“Três lindas estórias: ‘Rabuja, nariz de sapo’, ‘O bolo de chocolate e a árvore dos frutos de ouro’ e ‘Travessuras no campo de milho’. Estórias que serão de grande utilidade para pais e professores, óptimas para incentivar o gosto das crianças pela leitura, levá-las para o mundo de imaginação e fantasia”, continua Delgado.

“Rabuja nariz de sapo” trata de relações interpessoais, extraindo lições, do comportamento da bruxa má, a Rabuja, “que se divertia quando assustava as pessoas ou aborrecia os vizinhos”.

O conto “ O bolo de chocolate e a árvore dos frutos de ouro”, apresenta o cacau e os que fabricam o chocolate e, o aprofundamento do tema em anos mais avançados da escolaridade básica, com o estudo da diferença de rendimento entre produto­res da matéria-prima e os exportadores do produto final, o chocolate.

A introdução dos trabalhos agrícolas em “Travessuras no campo de milho” começa com o cultivo do milho, os efeitos da estiagem e a tempestade. Por tudo isso, “estou certa que as Aventuras no Reino da Luz Magenta contribuirão para despertar a imaginação do público infantil, e serão aproveitadas pelos pais e professores para extrair lições para o nosso quotidiano, preparando as crianças para o exercício da cidadania”, conclui Filomena Delgado

Comentários  

0 # José Realista 18-01-2018 09:42
Parabéns a autora , mas queria saber , Aonde podemos adequerir o livro?
Responder
0 # SÓCRATES DE SANTIAGO 17-01-2018 19:25
Mais uma pedra feminina na nossa Literatura infanto-juvenil. Continue a escrever, minha cara Débora. Que a literatura, em ti, seja mais forte do que a política; que o nosso País ganhe uma MULHER DE LETRAS e não uma mulher de política. Os meus sinceros e amigos abraços!
Responder
0 # Coerente 10-01-2018 16:26
Sou do PAICV mas gosto muito de ti. Linda, discreta, inteligente e agora escritora. Encontrávamos muitas vezes a comer uns pastéis no Flor de Liz e educadamente cumprimentávamos das nossas respectivas mesas. Sucessos
Responder