• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Antropólogo Arlindo Mendes lança “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”
Cultura

Antropólogo Arlindo Mendes lança “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”

O antropólogo e escritor cabo-verdiano, Arlindo Mendes, lança hoje, 14 de Setembro, pelas 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso, o livro “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”, obra que será apresentada pelo artista Gil Moreira e pelo professor Adilson Semedo.

Segundo uma nota da Livraria Pedro Cardoso, que detém a chancela da obra, o livro tem como um dos propósitos compreender os contornos que envolvem o ritual de “apanha de espírito”, no seu sentido simbólico, no quadro dos rituais mortuários e no universo sociocultural santiaguense.

O livro pretende “contribuir para a identificação, catalogação, conhecimento, promoção e valorização dos aspectos basilares das crenças ligadas às práticas funerárias e aos seus reflexos na vida familiar e à quotidianidade dos actores rituais santiaguenses,” lê-se no documento.

Com este ensaio, pretende-se ainda “alumiar” a importância da história oral, evidenciar as tradições e resgatar os valores e as manifestações culturais, transmitidas oral ou gestualmente, de geração em geração, a fim de contribuir para a promoção da memória colectiva e preservação dos traços identitários.

Arlindo Mendes é licenciado em História pelo Instituto Superior de Educação (ISE) de Cabo Verde, mestre em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e doutor em Antropologia /Etnologia pela Universidade de Pau et Pays de l`Adour (França).

Foi professor de Antropologia na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) onde coordenou “vários projectos de investigação”.

Foi ainda presidente do Conselho Pedagógico e presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade.

O autor tem ainda vários artigos ligados à morte na ilha de Santiago, como “Rituels Funéraires à Santiago aux îles du Cap-Vert (Rituais funerários em Santiago, ilha de Cabo Verde)” e “Viver a morte em Santiago: Uma abordagem etnográfica”, entre outros.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação