• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Rede Tecnológica do Estado suspensa por ataque de malware nocivo
Tecnologia

Rede Tecnológica do Estado suspensa por ataque de malware nocivo

A Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) está temporariamente suspensa devido a ataque pelo Ransomware, uma vírus maligno que infecta os ciomputadores, abrindo caixas de mensagens a cobrar o utilizador para poder repor o acesso ao sistema.

Segundo uma nota do Núcleo Operacional de Sociedade Informação (NOSI), “alguns segmentos da Rede Tecnológica Privativa do Estado estão a ser fortemente atacados pelo Ransomware. Por razões de segurança e com vista a evitar a sua propagação em toda rede, os serviços serão temporariamente suspensos”, refere o comunicado, adiantando que as equipas estão engajadas no sentido de repor o normal funcionamento.

Ransomware é um tipo de software nocivo, conhecido também como malware, que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas, como num sequestro, para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

De acordo com um relatório da Cisco, citado pela Wikipédia,  Ransomware dominou o mercado de ameaças digitais em 2017 e é o tipo de malware mais rentável da história.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!