• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
UCID calcula que os cabo-verdianos vão "pagar uma fortuna" à CV Interilhas nos próximos 20 anos
Política

UCID calcula que os cabo-verdianos vão "pagar uma fortuna" à CV Interilhas nos próximos 20 anos

O líder da UCID disse hoje que nos próximos 20 anos o País vai pagar uma “fortuna” à CV Interilhas, mas o Governo reconhece que a compensação é feita na base de resultados.

António Monteiro reconheceu a “vontade” do executivo em querer resolver o problema de transporte em Cabo Verde, mas, disse, o que, neste momento, há “não satisfaz” o País.

Segundo o líder dos democratas cristãos, o estudo de viabilidade económico-financeira apresentado pela empresa que ganhou o concurso mostrou de “forma muito clara” que se estava em presença de um projecto “altamente deficitário”, pelo que ia comprar em função do estudo de viabilidade.

Lembrou que o contrato assinado com a CV Interilhas vai nesse sentido e, por isso, “nos próximos 20 anos o País vai pagar uma fortuna”.

Assim, pediu ao Governo no sentido de analisar a situação e “rever o contrato de concessão”.

Reagindo às declarações do presidente da UCID, Ulisses Correia e Silva reconheceu que há um contrato de concessão que define como é que a indemnização compensatória é paga.

Para o primeiro-ministro, a indemnização não é feita na base do estudo, mas sim de “resultados auditados e há uma comissão de acompanhamento”.

“Foi encontrado nos sectores marítimo e aéreo um campo fértil para discursos de descalabro. Tenta-se convencer os cabo-verdianos de que, de facto, a privatização e a concessão foi um desastre”, lamentou.

A oposição parlamentar criticou, ainda, o executivo pelo facto de, durante os cinco anos de governação, não ter dado aos cabo-verdianos a “felicidade” que prometeu durante as eleições legislativas de 2016.

“Há muitas famílias com o problema de pobreza no País, mas isto não foi inventado hoje. A situação era muito pior em 2015”, classificou o primeiro-ministro.

No dizer de Ulisses Correia e Silva, três anos de “seca severa e um ano de pandemia, mesmo assim Cabo Verde avançou e com resultados”.

O Parlamento cabo-verdiano é constituído por 72 deputados. Na actual legislatura, existem dois grupos parlamentares correspondentes aos partidos políticos que elegeram deputados nas eleições legislativas realizadas em 20 de Março de 2016: O MpD com 40 eleitos e PAICV com 29 deputados.

O partido UCID representado na Assembleia Nacional não possui grupo parlamentar, uma vez que elegeu três deputados.

Partilhe esta notícia