• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Miguel: Herménio Fernandes faz balanço “francamente positivo” do seu primeiro ano de mandato
Política

São Miguel: Herménio Fernandes faz balanço “francamente positivo” do seu primeiro ano de mandato

O presidente da Câmara Municipal de São Miguel (ilha de Santiago) considerou hoje que um ano depois das eleições o balanço é “francamente positivo” e exaltou ganhos em vários sectores do desenvolvimento.

“O balanço é francamente positivo, não obstante os enormes desafios que temos enfrentado provocados por vários factores, primeiro pela pandemia e depois pela seca. No meio desses desafios e constrangimentos conseguimos ganhos importantes para o município”, considerou Herménio Fernandes, em conferência de imprensa, para fazer balanço de um ano de gestão da equipa camarária que lidera.

De entre as “obras estruturantes” em curso e em fase de conclusão, destacou as da orla marítima de São Miguel, calcetamento da estrada de penetração de Veneza a Ribeireta, requalificação urbana e ambiental de Pilão Cão e Achada Bolanha, que comporta requalificação de placa desportiva local, calcetamento de ruas em Ponta Verde, reabilitação de casas, construção de casas de banho, ligação domiciliaria de água e energia para as famílias vulneráveis.

Apontou ainda a criação de espaços e equipamentos para a juventude, espaços jovem da vila de Achada do Monte e Pedra Barro em Flamengos, investimentos em acesso à Internet banda larga em várias localidades, reabilitação de jardins e escolas, com enfâse na melhoria de casas de banho e cozinhas em cinco escolas.

O autarca destacou ainda investimentos no sector das pescas e na modernização administrativa.

“Portanto, não obstante todas as dificuldades fizemos investimentos estruturantes”, concretizou, ressaltando o investimento na requalificação urbana e ambiental de Manguinho, que segundo ele mudou completamente esta ribeira.

Ainda em meio da pandemia destacou a conclusão das obras do matadouro municipal em Monte Terra, requalificação da praia de Calhetona, requalificação urbana de Cutelo Miranda, Cobon de Coelho e calcetamento de Achada Pizzara.

Todas essas obras, garantiu, estão a mudar e a aumentar a qualidade de a vida dos micaelenses, o comércio local e a competitividade do município e da cidade.

Na ocasião, informou que todos os investimentos que estão a fazer na melhoria de acessibilidade, do ambiente, do saneamento, limpeza e higiene urbano, na organização do comércio, implementação de código de postura municipal e na melhoria dos mercados municipais têm como propósito a criação de emprego e inclusão financeira das famílias.

Por fim, Herménio Fernandes, que esteve ladeado na conferência de imprensa da sua equipa, assegurou que todos estão empenhados em trabalhar para que possam alcançar todas as metas ambiciosas colocadas para o desenvolvimento sustentável desse município do interior de Santiago.

Partilhe esta notícia