• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Rui Semedo anuncia candidatura à liderança do PAICV
Política

Rui Semedo anuncia candidatura à liderança do PAICV

O presidente interino do PAICV, Rui Semedo, acaba de anunciar publicamente que é candidato à liderança do partido nas eleições directas agendadas para 19 de Dezembro, que antecede o Congresso tambarina em a acontecer Janeiro do próximo ano.

Num comunicado divulgado esta tarde pelo próprio na sua página da rede social Facebook, Semedo diz ter tomado tal decisão de concorrer à presidência do PAICV, após profunda reflexão e ponderação. 

“Decidi abraçar o desafio de me candidatar ao importante cargo de Presidente do nosso grandioso Partido. (...) Ao fazer isso, estou, mais uma vez, a disponibilizar-me para servir o Partido e dar a minha modesta contribuição para o engrandecimento e o reforço da intervenção do PAICV no xadrez político nacional, onde sempre ocupou posições relevantes e continua a ter um papel de primeira linha para o reforço e a consolidação da nossa prestigiada e muito bem referenciada democracia”, justifica o veterano político, que diz estar “consciente dos desafios” que o esperam nessa caminhada.

“Mas estou também confiante de que, com o capital de experiência acumulado - e caldeado - ao longo de décadas de combate politico ao serviço do Partido e de Cabo Verde, conseguirei enfrentar as dificuldades, mobilizando todas as minhas energias e capacidades e contando com o suporte dos nossos generosos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV no exercício de tão elevado cargo”, promete Rui Semedo, que garante se inspirar nas figuras de Amílcar Cabral, Aristides Pereira e Pedro Pires, “só para referenciar os mais antigos e emblemáticos líderes”, para “continuar esta caminhada que começou como uma simples utopia, transformou-se numa árdua aventura e culminou como certeza de mudar o curso da história desde País ilhéu”.

Rui Semedo, sendo o primeiro vice-presidente do partido tambarina, vinha presidindo interinamente o PAICV após a demissão de Janira Hopffer Almada, na sequência de nova derrota nas eleições legislativas, de 18 de Abril.

Eis o Comunicado de Rui Semedo, na íntegra:

 

«Caros Militantes, amigos e simpatizantes do PAICV

Fechado o ciclo eleitoral, que começou com as autárquicas, passou pelas legislativas e culminou com as presidenciais, voltamos agora para dentro, para arrumar a casa e preparar o PAICV para os próximos desafios.

Todos sabemos que há compromissos importantes que conformam a nossa agenda interna quais sejam as eleições para a regularização ou para a renovação dos mandatos dos órgãos nacionais e regionais.

Entre os compromissos internos a eleição do Presidente do Partido e a realização do Congresso afiguram-se como os de maior grandeza na agenda desta parte final do ano de 2021 e início do próximo ano.

Há dois dias todo o processo foi, formalmente, iniciado com o anúncio, pela Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, da data das eleições e do respetivo calendário deste importante processo que nos conduzirá à normalização do mandato de todos os órgãos nacionais, designadamente, do mandato do Presidente do PAICV que está sendo exercido em interinidade.

Assim, caros camaradas, tenho o prazer e a elevada honra de vos anunciar que, depois de profunda reflexão e ponderação, decidi abraçar o desafio de me candidatar ao importante cargo de Presidente do nosso grandioso Partido.

Ao fazer isso estou, mais uma vez, a disponibilizar-me para servir o Partido e dar a minha modesta contribuição para o engrandecimento e o reforço da intervenção do PAICV no xadrez político nacional, onde sempre ocupou posições relevantes e continua a ter um papel de primeira linha para o reforço e a consolidação da nossa prestigiada e muito bem referenciada democracia.

Estou consciente dos desafios que me esperam nesta caminhada, mas estou também confiante de que, com o capital de experiência acumulado - e caldeado - ao longo de décadas de combate politico ao serviço do Partido e de Cabo Verde, conseguirei enfrentar as dificuldades, mobilizando todas as minhas energias e capacidades e contando com o suporte dos nossos generosos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV no exercício de tão elevado cargo.

O PAICV, desde Amílcar Cabral, fundador do Partido e que está na sua génese, já passou por várias lideranças, todas elas sábias, motivadoras e mobilizadoras dos militantes, amigos e apoiantes que têm procurado estar à altura dos desafios nacionais.

Quero me inspirar nas figuras de Amílcar Cabral, Aristides Pereira e Pedro Pires, só para referenciar os mais antigos e emblemáticos líderes, para continuar esta caminhada que começou como uma simples utopia, transformou-se numa árdua aventura e culminou como certeza de mudar o curso da história desde País ilhéu que soube temperar as fibras dos seus resistentes filhos e moldar o homem crioulo preparado para ser vencedor sempre, independentemente da exigência dos momentos e dos contextos.

O PAICV, como é de conhecimento de todos, é um grande Partido com responsabilidades gigantescas, porque ligado aos momentos mais importantes do percurso desta Nação ganhadora, quais sejam o da luta da libertação nacional, o da conquista da Independência, o da construção do Estado e da viabilização do País, o da aposta na democracia, como caminho para libertar as energias e fomentar a participação, ou ainda o momento da transformação e modernização de Cabo Verde.

Este percurso de grandeza e de sucesso deste Partido coloca sobre os ombros de todos os militantes a responsabilidade de continuar a pensar e sonhar grande e a trabalhar para um Cabo Verde ainda mais livre, mais justo e mais próspero onde, parafraseando o poeta, “tud Kiston, tud simbrom, tem direito a sê gota d´água”.

Caros militantes e amigos

Ciente dos enormes desafios que esta decisão encerra, apresento-me perante vós para vos dizer que estou disponível para juntos continuarmos esta caminhada maravilhosa da construção deste grande partido muito necessário, e eu diria até, fundamental para esta gesta transformadora do nosso País que precisa de todos os seus filhos para a materialização do sonho ambicioso de continuar a criar uma nova Terra dentro da nossa própria Terra.

Sei, e disso tenho certeza, que só juntos podemos conseguir tornar o nosso Partido ainda maior.

Contamos ainda, e isso é uma sorte e uma dádiva, com uma referência moral e inspiradora que é Pedro Pires, temos o exemplo de José Maria Neves, hoje noutra frente não partidária, temos o percurso de Aristides Lima, também numa outra missão não partidária, e ainda a energia, a capacidade e a dinâmica da Janira Hopffer Almada que comandou os destinos do Partido, até há bem pouco tempo.

Com a inspiração de todos os que já fizeram este percurso, com aproveitamento de todas as experiências de todos os dirigentes do passado, do presente e até do futuro, com a participação e a entrega de todos os militantes, simpatizantes e amigos, vamos conseguir, todos juntos, preservar este grande património que é o PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE e com ele enfrentar e vencer todos os desafios.

Acredito que, juntos, vamos triunfar e é por isso que estou aqui para dizer que conto com o vosso prestimoso apoio nesta etapa em que temos que vencer o desafio da coesão, da união e o de cerrar das fileiras para a revalorização permanente deste grande capital e património nacional que é o PAICV.

Façamos desta jornada, juntos, uma oportunidade de demonstração da grandeza do nosso Partido para continuarmos a servir, de melhor forma, este Cabo Verde que nos orgulha.

Praia, 12 de Novembro de 2021»

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia