• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primeiras-damas africanas reunidas em Maputo. Débora Carvalho não foi
Política

Primeiras-damas africanas reunidas em Maputo. Débora Carvalho não foi

Várias primeiras-damas do continente africano reúnem-se esta sexta-feira, 19, em Maputo, para debater a Igualdade de Género em África, como acesso a cuidados de saúde, a educação, oportunidades económicas e liberdade em relação à violência baseada no género, A Primeira-Dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, não foi por questão de agenda, justifica o seu gabinete de assessoria.

“Eliminar a disparidade de género em África não é um ato de caridade para as raparigas e mulheres, mas um ato de justiça e de bom senso que beneficiará a todos nós”, afirmou a primeira-dama moçambicana, Isaura Nyusi, que promove a Conferência Internacional sobre Igualdade de Género em África alusiva ao lançamento da campanha “NósSomosIguais” e réplica do movimento "Desperdício Zero".

“Alcançar a igualdade de género é fundamental para impulsionar o progresso social e económico para todos e construir o mundo que queremos”, defendeu Isaura Nyusi, acrescentando que esta campanha é liderada pela Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD), que reúne ainda parceiros e aliados, para promover a igualdade de género “e colmatar a disparidade de género em todo o continente”. “Salientando uma verdade essencial: nós somos iguais – e sempre fomos”, afirmou a primeira-dama moçambicana, citada pela Lusa.

A campanha, a lançar na conferência internacional de Maputo esta sexta-feira, 19, está assente em quatro pilares: Acesso a cuidados de saúde, a educação, a oportunidades económicas e na liberdade em relação à violência baseada no género.

Isaura Nyusi justificou a escolha do mês de janeiro para o lançamento desta campanha “unificadora” e réplica do movimento global “Desperdício Zero”, que “visa a adoção de um estilo de vida sustentável”, para “reduzir a pegada ambiental” e construir “um futuro mais limpo e verde”, por assinalar-se a 24 deste mês o dia internacional da Educação.

Entretanto, quem se faz ausente do evento da capital moçambicana é a Primeira-Dama de Cabo Verde. Débora Carvalho, segundo o seu Gabinete de Apoio garantiu ao Santiago Magazine, já tinha agendado receber na Praia uma delegação internacional, além do facto, prossegue o seu staff, de o convite para a Conferência de hoje em Maputo ter chegado poucas semanas atrás. 

A missão, a que refere o gabinete de Débora Carvalho, é a Fundação WeLoveU, esteve em Cabo Verde de 15 a 18 de janeiro (ontem), e os trabalhos terminaram precisamente ontem quinta-feira. Teve como foco a habitação e sustentabilidade, causas defendidas pela Débora Katisa Carvalho.

Na página oficial da Primeira Dama no facebook informa que a missão da WeLoveU é composta por voluntários, arquitetos e engenheiros, tem por objetivo explorar a realidade habitacional do país, afim de desenvolver um Projeto piloto de Casas Sustentáveis de contentores recicláveis.

*Com Lusa

Partilhe esta notícia