• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PR parabeniza 34º aniversário do MpD, “destacado protagonista” da transição democrática
Política

PR parabeniza 34º aniversário do MpD, “destacado protagonista” da transição democrática

O Presidente da República felicitou o Movimento para a Democracia (MpD) pela celebração do seu 34º aniversário, considerando-o um “destacado protagonista” da transição da democracia, da fundação do Estado de direito e na implementação de “importantes” reformas políticas.

Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República, na carta de felicitação José Maria Neves asseverou que o 14 de Março é uma “data marcante” para todos os fundadores militantes e dirigentes do partido, realçando que o MpD (no poder) tem sido um partido com “grande força representativa” na sociedade cabo-verdiana.

Na mesma carta endereçada ao presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, e a todos os fundadores, militantes e dirigentes do partido, José Maria Neves destacou igualmente o protagonismo do partido no poder na transição democrática de Cabo Verde, e na implementação de “importantes” reformas políticas, económicas e sociais.

Num momento crucial da vida política do país enfrentando desafios internacionais complexos, o Chefe de Estado aproveitou para ressaltar a importância do País “agir com argúcia e pragmatismo, defendendo os seus interesses e adaptando-se inteligentemente às mudanças em curso”.

Defendeu igualmente que é “fundamental” continuar a apostar no reforço e inclusividade das instituições políticas e económicas na busca de consensos referentes às questões nacionais essenciais, a partir, sublinhou, das diferenças e divergências presentes no campo político e que são inerentes à democracia representativa.

“O facto de, nestas circunstâncias, ser o MpD o partido que suporta o Governo da República, eleva ainda mais as suas responsabilidades políticas” pontuou, acentuando que dada a sua trajectória política, o partido estará a altura dos desafios que serão colocados ao País.

Partilhe esta notícia