• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Parlamento: PAICV pede mais investimentos do Governo em Santa Cruz para vencer desafios de desenvolvimento
Política

Parlamento: PAICV pede mais investimentos do Governo em Santa Cruz para vencer desafios de desenvolvimento

O deputado do PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, Carlos Rodrigues, pediu hoje mais investimentos do Governo central para vencer os maiores desafios do desenvolvimento do município de Santa Cruz.

Em jeito de balanço do estado de desenvolvimento do município e perspectivas para o futuro, Carlos Rodrigues, que fez este apelo no parlamento, durante o período de questões gerais, apontou o desemprego, a pobreza, a insegurança alimentar, a saúde e a educação como os tais desafios a vencer.

Isto, tendo em conta que, realçou, o município vive momentos de festa pela comemoração dos 53 anos da sua criação, assinalado no próximo dia 29 de Março.

“Santa Cruz é um município com boa dinâmica de desenvolvimento e com forte impulso da sua juventude e dos operadores económicos”, afirmou, justificando este facto com a existência de uma equipa municipal dinâmica que tem trazido, segundo disse, parceiros estratégicos de desenvolvimento.

Por esta razão, assegurou que o município ganhou infra-estruturas importantes no processo de desenvolvimento, como infra-estruturas agrícolas, habitacional, educativas, sanitárias, judiciais, rodoviárias, desportivas e culturais.

Entretanto, defendeu que muito ainda precisa ser feito para vencer os maiores desafios do desenvolvimento de Santa Cruz, nomeadamente na questão do desemprego, pobreza, insegurança alimentar, saúde e educação.

“Assim, é preciso que o Governo central faça mais investimentos no sector desportivo, como a construção de um polidesportivo e campos relvados que foram promessas deste actual Governo, mais investimento rodoviário, como a construção de estradas de penetração, nomeadamente, a estrada de Ribeira Seca, São Cristóvão e outros”, apelou.

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) pediu, de igual modo, mais infra-estruturas educativas, como um polo universitário e pelo menos mais uma escola secundária, mais infra-estruturas sanitárias como um Hospital Regional Santiago Leste, investimento nas energias renováveis, de entre outros desafios que demandam Santa Cruz.

Por seu lado o deputado do Movimento para a Democracia (MpD-poder) pelo mesmo círculo eleitoral, David Gomes, em reacção, iniciou também o seu discurso felicitando todos os santa-cruzenses pelo aniversário da criação do município tendo declarado que este Governo é a única esperança para Santa Cruz.

“Santa Cruz é um concelho celeiro de Cabo Verde em produtos agrícolas com enormes potencialidades em agro-indústria, pesca, turismo rural e comércio, mas também com vários desafios por vencer”, reconheceu, lembrando, entretanto, tratar-se de um concelho governado pelo PAICV durante 15 anos a nível central e 24 anos a nível local.

Advertiu que, em vez do PAICV transformar as grandes potencialidades do concelho em oportunidades para promover mais e melhor emprego, rendimento e bem-estar dos santa-cruzenses, “o partido da estrela negra transformou-o num concelho com os piores indicadores económicos e sociais do país”.

“O concelho tem perdido grande quantidade da sua população para outros concelhos, nomeadamente, Sal, Boa Vista, Cidade da Praia e o exterior do país. Portanto, é certo que este concelho possui muitos desafios a vencer para alavancar o seu desenvolvimento, mormente, a construção de uma escola secundária e de um centro de saúde e a construção do porto comercial do concelho, reconheceu.

Ou seja, frisou, todos esses projectos foram a bandeira da campanha do PAICV “mas que nunca passaram de propaganda política e enganosa, pelo que pediu a intervenção deste Governo a fim de concretizar os referidos projectos, uma vez que sublinhou, o Governo do MpD é a única esperança dos santa-cruzenses e que está a cumprir com Santa Cruz.

Partilhe esta notícia