• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jurista Andyra Lima apontada para substituir Rosana Almeida
Política

Jurista Andyra Lima apontada para substituir Rosana Almeida

Tudo indica que a próxima Presidente do ICIEG é a jurista Andyra Lima, segundo uma fonte próxima do governo, que, entretanto, pede anonimato.

Segundo essa fonte, o nome mais consensual apontado para preencher o lugar deixado vago por Rosana Almeida, é a jurista Andyra Lima, que neste momento vem desempenhando as funções de assessora jurídica do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia.

Além de advogada, Andyra Lima é também professora universitária e mãe de duas crianças.

Recorde-se que Rosa Almeida terá sido demitida do cargo na sequência da manifestação do seu desacordo em relação à utilização da sua imagem num vídeo sobre a candidatura de Carlos Veiga à presidência da República. O vídeo em questão aparece na página “O Lembrador” na rede social Facebook. Nele, o apresentador, com uma postura engraçada, tenta desconstruir discursos do também candidato a Presidente, José Maria Neves, feitos em diferentes momentos, abordando as afinidades do Presidente e o Governo.

Num primeiro momento, mostra-se uma declaração pública de José Maria Neves a defender que não se deve pôr os ovos no mesmo saco e que o Presidente da República deverá estar de um lado diferente do Governo para poder ajuizar, sem o risco de ser influenciado pelo poder executivo.

Rosana Almeida é jornalista de profissão e estava a desempenhar tendo o cargo desde 2016, quando o MpD assumiu o Governo.

Criado a 10 de Janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina (ICF), a instituição passou a ser designado Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a 10 de Julho de 2006.

Funciona como espaço de integração e articulação horizontal das medidas sectoriais do Governo relativas à problemáticas da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais.

 

Partilhe esta notícia