• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo recebe oposição antes de assinar acordo que prevê presença de tropas dos EUA em Cabo Verde
Política

Governo recebe oposição antes de assinar acordo que prevê presença de tropas dos EUA em Cabo Verde

Encontro com os líderes da UCID e do PAICV acontece hoje, 15,nas vésperas da assinatura do documento.

O primeiro-ministro recebe na tarde desta sexta-feira, 15, a líder do PAICV e o presidente da UCID, com os quais pretende discutir agora a assinatura do SOFA (Status of Forces Agreement), que, entre outros aspectos, abre portas à presença de soldados norte-americanos em território nacional.

O primeiro a ouvir a versão do Governo sobre este polémico assunto é António Monteiro, da UCID, para logo de seguida Ulisses Correia e Silva tentar convencer Janira Hopffer Almada sobre as valências deste acordo de cooperação militar com os Estados Unidos, que será rubricado no próximo dia 24 deste mês em Washington.

O dossier vem sendo negociado directamente pelo embaixador de Cabo Verde junto da Casa Branca, Carlos Veiga, que chegou inclusive a defender, numa entrevista a uma rádio da comunidade cabo-verdiana nos EUA, a abertura do arquipélago para acolher uma Base militar norte-americana nas ilhas.

Os meandros desse acordo ainda não são totalmente conhecidos, mas sabe-se que normalmente esse tipo de protocolo, SOFA, prevê que tropas americanas façam operações no terreno do país parceiro.

O ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros disse, em Julho passado, que Cabo Verde recebeu uma proposta dos EUA nesse sentido, mas que o Governo introduziu algumas mudanças antes de assinar o documento agora em Setembro.

Luis Filipe Tavares explicara então que o objectivo é garantir “mais protecção às águas territoriais [de Cabo Verde] e garantir uma circulação, sem muitos problemas, de bens e mercadorias que circulam do Atlântico Norte para o Sul e do Atlântico Sul para o Norte também”. Para 2018, Luís Filipe Tavares anuncia que está a ser preparado um conjunto de exercícios militares nas águas territoriais cabo-verdianas. O ministro considera que são práticas importantes, porque “dissuadem todo o tipo de tráfico que existe na sub-região, nomeadamente de seres humanos, de droga, pesca ilegal, entre outras”.

É este dossier, tratado até aqui com o máximo de sigilo pelo Governo, que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai abordar com os lideres dos partidos com assento parlamentar no final da tarde desta sexta-feira.

Antes disso, no período de manhã, o chefe do Executivo, juntamente com o Ministro das Finanças, Olavo Correia, e a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, reúne-se com os presidentes de câmara do país.

A assinatura dos contratos plurianuais com o Fundo do Ambiente e o Fundo do Turismo e a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) 2017 – 2021, bem como as linhas gerais do OE 2018, são alguns dos pontos que constam da agenda de trabalho. No mesmo encontro será analisada a parceria para a gestão das casas Tipo A do Programa Casa para Todos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação