• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Filomeno Borges e Milton Paiva ponderam avançar como independentes em São Domingos
Política

Filomeno Borges e Milton Paiva ponderam avançar como independentes em São Domingos

Os dois políticos estão seguros de que estiveram muito à frente de Hipólito Gonçalves nas três sondagens encomendadas pelo MpD para a escolha dos candidatos autárquicos, pelo que já projectam se unir para concorrem como independentes nas eleições municipais em São Domingos este ano, sendo Filomeno Borges para presidente da Câmara e Milton Paiva para a Assembleia Municipal.

A Comissão Política Nacional do MpD, reunida no sábado, 17, escolheu Hipólito Gonçalves, actual líder concelhio do partido em São domingos, para encabeçar a lista ventoinha para presidência da Câmara nesse município da região Sul de Santiago. Só que essa decisão, ainda não oficializada pela direcção do MpD, não agradou os outros dois políticos também sondados para as autárquicas deste ano em São Domingos.

Segundo soube Santiago Magazine, tanto Milton Paiva quanto Filomeno Borges, que se consideram melhor avaliados em São Domingos, já consultaram os seus núcleos de apoio e chegaram a um entendimento para avançarem, juntos, com uma candidatura independente, caso o MpD confirmar, oficialmente, Hipólito Gonçalves como o candidato escolhido.

O cenário de uma candidatura conjunta independente – com Filomeno Borges a encabeçar a lista para CM e Milton Paiva como candidato a presidente da AM – está sobre a mesa, mas por enquanto não passa de um projecto, já que ambos os políticos aguardam primeiro pela confirmação da escolha feita pela CPN do MpD.

Até este momento, aponta uma fonte de Santiago Magazine, o partido ventoinha ainda não emitiu nenhuma declaração oficial sobre os candidatos autárquicos, nem comunicou ou notificou os candidatáveis sondados sobre a sua indicação e as explicações pela qual foram preteridos, quando “todas as três sondagens encomendadas pelo MpD colocam Milton Paiva e Filomeno Borges muito acima de Hipólito Gonçalves”.

“O critério para a escolha do candidato era o seu score nas sondagens de opinião e aqui, tanto Borges quanto Paiva ganharam com folga. Se a direcção decidiu pelo terceiro classificado terá de justificar essa escolha, porque caso contrário está-se perante uma fraude interna, alguém está a jogar contra dentro do MpD”, observa a nossa fonte, lembrando que a CPN de sábado passado “não foi conclusiva”.

“A CPN de sábado não foi conclusiva, vai ter de haver uma outra reunião urgente para clarificar e fechar os candidatos em alguns concelhos como Tarrafal de Santiago, Ribeira Grande de Santo Antão, Ribeira Brava em São Nicolau e Santa catarina do Fogo. E também os casos da Praia e de santa catarina de Santiago, porque o partido vai ter de esclarecer o que pretende fazer com Alberto ‘Beta’ Melo, que foi cortado em detrimento de Abraão Vicente, e Jassira Monteiro, que contava manter-se como presidente da CM, mas acabou sendo descartada para ver seu vereador Jacinto Horta ser escolhido. Queremos crer que aí sim , nessa nova CPN, tudo ficará clarificado”, pontua uma outra fonte.

Contactado por Santiago Magazine, Filomeno Borges limitou-se a confirmar que o cenário de uma candidatura independente está sobre a mesa, sem avançar muitos pormenores. “Não posso me pronunciar agora sem ser formalmente notificado pelo partido sobre todo o processo. Aguardo essa notificação, porque fui sondado e, oficialmente, não me disseram nada, sei apenas que ganhei todas. E sim, há essa possibilidade de podermos avançar com uma candidatura independente, aguardamos primeiro pela comunicação formal do partido”, disse.

Também Milton Paiva confirmou haver “um projecto de candidatura independente” em parceria com Filomeno Borges. “Teoricamente, não há ainda candidatos oficiais, o partido ainda não fez nenhuma comunicação a respeito. Aguardamos o desfecho do processo antes de tomarmos qualquer decisão”, admitiu, sublinhando que o projecto de candidatura independente Borges-Paiva já foi discutida entre ambos e é uma forte possibilidade.

Santiago Magazine tentou ouvir o secretário-geral do MpD,  mas Luis Carlos Silva preferiu não comentar sem prévia concertação com a direcção do partido, de modo a evitar ruídos na imprensa. Em todo o caso, Santiago Magazine sabe que a justificação para a escolha de Hipólito Gonçalves tem a ver com pontos de critério relevantes. “A direcção do MpD considerou ter havido empate entre os três políticos sondados, Gonçalves a levar vantagem em alguns pontos. Por exemplo, Milton Paiva venceu num determinado critério de avaliação, noutro ganhou o Filomeno Borges e noutro foi Hipólito Gonçalves a ficar melhor. Portanto, não houve claramente um vencedor, pesaram sim certos aspectos a favor do Hipólito Gonçalves”, garante fonte da direcção ventoinha.

Estes argumentos podem não convencer o consórcio Borges-Paiva, cujo núcleo de apoio exibe resultados das sondagens feitas que dão larga vantagem quer de um quer do outro sobre Hipólito Gonçalves.

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine