• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Carla Carvalho vence eleições directas do PAICV em Santiago Norte
Política

Carla Carvalho vence eleições directas do PAICV em Santiago Norte

A candidata Carla Carvalho venceu as eleições directas para a liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) na Região Santiago Norte, que decorreram no domingo, anunciou a Comissão de Jurisdição e Fiscalização do partido.

De acordo com o edital de apuramento provisório, a que a Inforpress teve acesso, as eleições regionais do PAICV em Santiago Norte realizaram-se nas 42 assembleias de voto, faltando apenas uma mesa por apurar traduzindo no apuramento provisório que dá vitória à também deputada nacional.

Nesse sentido, num total de 1.960 votos válidos a candidatura de Carla Carvalho sob o lema “PAICV unido e forte por Santiago Norte” obteve 1.099 votos, correspondentes a 56 por cento (%), e a de Ido Carvalho sob o lema “Nova largada política: capitalizar para vencer Santiago Norte” obteve 861 votos.

A nova presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago já agradeceu os militantes, amigos e simpatizantes do partido pela vitória, e disse esperar contar com todos para edificarem um PAICV unido e forte por uma nova largada de oportunidades em que o partido e Santiago Norte serão os vencedores.

“A nossa equipa considera que o momento é de muita serenidade. Aceitamos este resultado com humildade para com todos, em especial com a equipa concorrente. Estamos todos de parabéns. A participação política é um dever cívico. Por isso todos nós somos vencedores”, escreveu a primeira mulher a candidatar-se para a CPR do PAICV em Santiago Norte, na sua página do Facebook.

Entretanto, o candidato Ido Carvalho já anunciou que ponderá impugnar as eleições, sustentando que houve irregularidades em algumas mesas, mas, conforme avançou à Inforpress uma fonte do PAICV, está-se a falar das mesas de voto em São Miguel, terra natal da candidata Carla Carvalho.

Além do presidente, o pleito de domingo também elegeu os membros da CPR do PAICV em Santiago Norte, assim como os membros da Comissão de Jurisdição e Fiscalização, para um mandato de três anos, ou seja, até finais de 2024.

A CPR do PAICV em Santiago Norte era liderada desde Julho de 2017 pelo então deputado nacional António Fernandes.

Partilhe esta notícia