• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas em São Vicente. Dora Pires assume envio de impugnação do MpD ao TC
Política

Autárquicas em São Vicente. Dora Pires assume envio de impugnação do MpD ao TC

MpD pede impugnação da mesa da Assembleia Municipal de São Vicente eleita no passado dia 18 e  presidente  disse esta segunda-feira, 23, em conferência de imprensa, no Mindelo, que vai anexar outros documentos e enviar a impugnação dos eleitos municipais do Movimento para Democracia (MpD) ao Tribunal Constitucional.

Dora Pires, eleita pela UCID, fazia-se acompanhar pelo vice-presidente, Albertino Gonçalves, do Movimento Más Soncent (MIMS) e pela secretária da Mesa da Assembleia Municipal, Dirce Vera Cruz, eleita pelo PAICV.

Segundo Dora Pires, o documento de impugnação está dirigido à Assembleia Municipal (AM), mas vai anexar “outros documentos necessários” como a acta da eleição da mesa e dar “seguimento devido” ao tribunal.

“Um dos documentos mais importantes que deve estar é a acta da sessão que decorreu no dia 18”, revelou a eleita da UCID, para quem a partir da entrega na AM, “têm um prazo de cinco dias para enviar o processo ao tribunal”.

Sobre a crítica do MpD por terem encontrado as portas da AM fechadas, Dora Pires reconheceu que a funcionária recebeu um telefonema dos eleitos do MpD, “mas que por ser sábado à tarde, que não é um dia útil”, a mesa da AM comunicou à funcionária que, no seu dia de descanso, não deveria ir receber o documento.

“Era sábado à tarde e qualquer prazo que termina no sábado imediatamente passa para a segunda-feira, segundo a lei. Por isso, nós repudiamos a forma como nos atingiram”, declarou Dora Pires, que aproveitou para “apelar a todos os eleitos para se juntarem à mesa para trabalharem com dignidade” para São Vicente.

Segundo a mesma fonte, os eleitos do MpD “poderiam perfeitamente aguardar para esta segunda-feira e fazer a entrega da impugnação” ou enviar o documento “por correio electrónico, como fizeram depois de terem regressado às suas casas”.

A mesma garantiu que “não houve autoritarismo, mas sim o cumprimento da lei”, porque, lembrou, “os dias para o trabalho são de segunda à sexta e no sábado, à tarde, ninguém é obrigado a sair da sua casa para receber uma impugnação”.

Dora Pires (UCID) assumiu quarta-feira, 18, a presidência da Mesa da Assembleia Municipal de São Vicente, após eleição entre pares, tendo como vice-presidente Albertino Gonçalves, do Movimento Independente Mas Soncent (MIMS) e como secretária Dirce Vera Cruz, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

O MpD, apesar de ter sido o partido mais votado nas eleições autárquicas do dia 25 de Outubro ficou fora da Mesa da Assembleia Municipal, fruto de um entendimento entre UCID/PAICV/MIMS, os quais, juntos, formaram uma maioria.

É que, o MpD conseguiu nas eleições do dia 25 de Outubro eleger nove eleitos para a assembleia, contra sete da UCID, quatro do PAICV e um do MIMS, para um total de 21 eleitos que compõem a Assembleia Municipal de São Vicente.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação