• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CN do PAICV. Nelson Centeio abandona sala depois de confrontado pelos conselheiros
Política

CN do PAICV. Nelson Centeio abandona sala depois de confrontado pelos conselheiros

O ainda presidente da Comissão Politica do PAICV em Santiago Sul não aguentou a pressão dos membros do Conselho Nacional do partido semana e abandonou a sala.

A reunião do Conselho Nacional do PAICV, que acontece desde ontem, 15, na Praia, começou quente. Depois de analisarem a situação politica nacional, os conselheiros resolveram debruçar-se sobre a crise no partido em Santiago Sul, e que tem como pivot Nelson Centeio, cuja direcção caiu, segundo o Conselho Jurisdicional, por causa da demissão em bloco de 13 elementos.

Segundo Santiago magazine apurou, os conselheiros tambarinas mostraram-se agastados com a postura de Centeio, que após criticar duramente a presidente do partido de estar envolvida na demissão dos membros da CPRSS, fazendo cair a sua direcção, elevou o tom esta sexta-feira, 14, através de uma carta endereçada a Janira Hopffer Almada, com conhecimento de todos os antigos presdentes do PAICV, na qual denuncia uma série de irregularidades e ingerências da direcção nacional tambarina no funcionamento da CPRSS.

Para os conselheiros, a atitude de Nelson Centeio visa somente criar embaraços à liderança de JHA, que apoiava outra candidatura nas eleições regionais, e provocar a queda da mesma. Segundo as nossas fontes, o coro de críticas a Centeio foi de tal forma que o político, sentindo-se contra a parede, teve de abandonar a sala.

Também ontem, Cláudio Mendonça, gerente do BCA em Assomada e um dos membros demissionários da CPRSS desmentiu, em carta dirigida ao partido, as acusações feitas por Nelson Centeio de que o secretariado nacional violou a conta da CPRSS no BCA retirando 84 contos que foram depositados. “Nunca, mas nunca o Sr. Gerente do BCA de Assomada recebeu nenhuma carta do Sr. Nilton (director de gabinete da presidente do PAICV) dando instruções para que o mesmo procedesse qualquer transferência da conta da CPRSS para conta do Secretariado Nacional. Esta Informação é falsa e não corresponde a verdade. Recebi sim, na sequência da transferência efectuada e na qualidade da pessoa indicada para áreas das finanças e património e, com intuito de perceber a situação ocorrida, em conversa com o Sr. Nilton enviou-me algumas informações sobre o erro cometido nas ordens de transferências que ao invés de indicar o nº da conta do Secretariado Nacional foi indevidamente indicado a conta da CPRSS”, lê-se no documento a que este diário digital teve acesso.

Mendonça explica que “as alterações dos titulares da conta/movimentação da conta nunca teria sido problema se todos as informações solicitadas fossem devidamente tratada, indicada e entregues em tempo oportuno pois, as alterações dos titulares tem os seus trâmites e procedimentos que como todos sabem trata-se de substituições de órgãos eleitos e carece de todas informações, principalmente a abonação dos novos órgãos pela entidade e/ou órgão competente, nesse caso - o Secretario Geral do Partido”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação