Pub
Por: Zefra

ASA, nosso bairro bem-amado por quem todas as coisas serão feitas.

Tchadenses”!

 Dr Fragoso

Vamos tentar abordar este assunto “espinhoso e complexo, simplificando-o pelo historial do nosso bairro. Dissemos assunto de uma complexidade, por que se trata do Largo Eusébio da Silva Ferreira, “O Pantera Negra” no nosso estimado bairro da Achada de Santo António (ASA), que queremos mudar de nome fazendo jus ao historial dele.

Por mais que sejamos grandes adeptos do Benfica, somos antes disso, moradores de um bairro que é peculiar pela maneira de estar da sua “gente “que desperta uma certa cobiça nos moradores dos outros bairros. Portanto amamos e temos muto carinho pelo rei Eusébio, mas pensamos que o lugar dele não é ali, e deve se procurar um outro sitio, que será digno de receber esta prestigiosa personalidade de Renome Mundial.

Para nós, nascidos e criados no bairro de Achada Santo António, antes da chegada da Televisão, seguíamos pela radio atenciosamente as aventuras do rei Eusébio, no pátio da Capela de Nossa Senhora do Socorro ou no Chafariz Municipal no lugar onde se encontra o atual mercado do bairro.

Por isso, não é por acaso que nessa época já se dizia “Rua da Capela”, e que no nosso artigo “Retrato da Praia-Cidade, publicado no jornal” A Nação em setembro de 2019, ao falar do bairro de Achada Santo António, escrevemos “Rua da Capela (atual largo Eusébio da Silva Ferreira). Também na altura das festividades dos “Santos Patronos” (ASA tem dois: Nossa Sra. Do Socorro, e Santo António donde veio o nome do bairro! Na ficha de apresentação do programa onde decorriam os eventos da semana eram assim citados: local- Rua da Capela. Já por estes factos, antes de dar o nome de Largo Eusébio da Silva Ferreira, o mínimo que as autoridades competentes podiam fazer, era consultar a população do bairro, para dar a sua opinião sobre o assunto e sobretudo se estava de acordo com esta decisão.

Aparentemente, esta consulta não foi realizada porque há outros nomes a citar, que são figuras – referencias do bairro e desta rua que podem merecer esta homenagem, e deixam o “Pantera Negra” sem nenhuma hipótese de competir… e diremos que esta lista não é exaustiva!

Assim vamos citar esses nomes por uma ordem arbitraria:

1. Senhor António Barbosa “Nhô Antoninho Mujota” que como toda gente do bairro sabe, foi ele quem mandou construir a nossa capela, para pagar uma promessa a Nossa Sra. Do Socorro.

2. Dona Maria Amelia Barbosa “Nhá Maria Amelia” esposa do Senhor António Barbosa mulher pia e caridosa que ajudava muitas pessoas carenciadas do nosso bairro.

3. Senhor Guilherme Baptista “Nhô Pingo Doro” homem que sempre morou nesta rua, e que simboliza mesmo a “Honestidade em Pessoa”.

4. Senhor Manuel da Silva, “Nhô Manuel Carcereiro” pessoa idónea, que depois de terminar a sua carreira como Guarda Prisional, da famosa “Cadeia Civil”, antes da independência, hoje local do Hotel Trópico, veio fixar residência nesta rua, ajudado por António Barbosa que era irmão da esposa dele. Teve a sua guarda, por memoria, prisioneiros Políticos célebres como por exemplo Doutor Agostinho Neto, o poeta Arménio Vieira, e o senhor Filinto Correia.

Portanto, apos ter consultado e informado as autoridades religiosas, os dirigentes da Casa do Benfica, e o Presidente da Camara Municipal (PCM) da Praia, e sobretudo a população do nosso Bairro, para fazer valer a Democracia, propomos:

1. Fazendo um referindo no bairro, mas com a participação da diáspora (Portugal- Estados Unidos da América- França- Holanda) perguntando, se é a favor ou contra a retirada do nome “Largo Eusébio da Silva Ferreira? Se o resultado for contra, o problema fica resolvido. Mas se for pela retirada, propomos a organização de um segundo escrutínio com a seguinte questão:

Qual destes nomes, gostaria que se chamasse a rua onde se encontra a Capela de Nossa Senhora do Socorro?

1. Rua da Capela

2. Rua Antoninho Mujota

3. Rua Nhô Pingo Doro

4. Rua Nhô Manuel Carcereiro

5. Rua Nhá Maria Amelia

Esperamos, e apelamos a uma grande adesão da população de Achada Santo António, e não só, mas na diáspora também, com uma participação maciça, e estamos quase certos que qualquer um desses nomes vai haver o consenso dos Tchadenses.

Comentários  

0 # EGT 20-06-2020 23:01
Boa reflexão Fragoso.
Eu morei muitos anos na Rua Capela.
Abraços.
Responder
0 # Anildo 18-06-2020 19:14
Nu tenta sabi storia ki kel rua dreto. Tem outros nomes ki devia tomada em consideração inclusive Rufino Barreto e Nha Emilia ( Emilia Lopes Rodrigues).
Responder
0 # Dulce Lopes 14-06-2020 19:35
Ami um nasci um cria li e um sta li Inda sempre li conchedo pa rua de capela
Responder
0 # Nande Tchatcha 14-06-2020 17:35
De nha opinião nta atxa e ku mutu certeza sima nos ttd sabi e concxel,,de sempre ma nu labanta nu atxa ta txomado RUA CAPELA,,mesmo ki foi um dao de sr Antoninho Mujota mas sempre foi RUA CAPELA
Responder
0 # Nuno Duarte Nuno 14-06-2020 09:36
Na assembleia Municipal aquando da aprovação do nome do Eusebio a rua em questão, só os de[censurado]dos do Mpd votaram a favor.
Os de[censurado]dos do Paicv apresentaram o nome de Antoninhu Mujuta como proposta que obviamente foi recusada.
Porque Antoninhu Mujota? Por ser um homem de bem, amado na ASA e ter sido ele quem Financiou e Construiu a capela situada nessa rua.
Uma tristeza e uma grande revolta apoderaram-se de mim ao ver Mininuz di Txada Santantoni a votarem e a aplaudirem de pé essa proposta na dita assembleia.
Parabéns ZÉ FRAGOSO
Responder
0 # Nuno Duarte Nuno 14-06-2020 17:56
Em vez de de[censurados]dos quiz escrever de[censurado]dos
Responder
-1 # Djamila Baptista 13-06-2020 14:23
un nanci in cria e ainda un ta morra na rua capela. neta nho pingo Douro
Responder
0 # Paula 13-06-2020 09:48
Com todo o respeito e como Tchadense votava "Rua Santo António"
Responder
0 # Jose da silva Brito 13-06-2020 06:56
Devia ser o nome do Antonio Midjota ele fez muitas coisas boas no nosso bairro A S A.
A Capela foi constrida por ele.
Responder
0 # Hercelinda 13-06-2020 00:05
Ami nasci, cria na rua Capela. Nta pergunta se kes nomi ki nhos poi la se és é midjor ki Nhu Henrique ku Nha Tuta, Nha Emilia ku nhu Rufino, Nha Angelina ku Fo, Nha Catarina ku Nho Antonio, Nho Palau ku Nha Feia, Nha Eduarda ku si marido djan skece nomi, Nho Morgado ku Nha Mana, Nho Pimpim ku si mudjer, Nhu Abilio ku Nha Daluz. Nhos pensa dretu kuze ki nhos sta nel. Nhos djobi storia dretu de kel rua la prumero.
Responder
0 # Filomena barreto 22-06-2020 06:59
Um grande reflexão do Fragoso que tenho muito gosto de ler a sua explanação. Também dos nomes citados que todos nos da Achada Santo António amiravamos muito. Nome dos meus pais foram citados e em abono da verdade a Emília Lopes Rodrigues Barreto foi sim uma Senhoria que merece destaque . Mas queria lembrar um nome que todos conhecemos que era Maria Daluz Barbosa uma senhora que formou na sua escola muitas crianças e jovens. A pessoa que orientava toda a questão religiosa da nossa Capela na leitura no cântico etc.
Por isso com respeito a todos os homens da nossa rua as mulheres de qualquer um deles citados é que eram as alicerces. Elas é que ajudavam e faziam tudo para os mais vulneráveis que podiam chegar às suas casas. Por tudo isso sentimos orgulho da educação que tivemos e que era especialmente o respeito para todos sem excepção pobres, ricos e rememedidos quis chamar assim porque era todos juntos que criamos essa unidade na nossa rua. Para mim seria Rua Capela já que é um nome que certamente deixava todos os moradores contentes.
O Fragoso sabe porque ele é afilhado da minha mãe. Se não for nome de uma mulher então seria sim rua Capela.
Responder
0 # Luiz de Pina 11-06-2020 15:46
Quando o então Presidente da Câmara Municipal da Praia, Felisberto Vieira deu o nome da rua na presença do falecido Eusébio, toda a Achada de Santo Antônio aplaudiu. Agora aparece uma pessoa a dizer que a população não foi consultada. E a toponímia mereceu a aprovação da Assembleia Municipal. Para mim, tanto faz um nome ou outro. Não sei onde estava este senhor que na altura não foi à Assembleia Municipal reclamar. Agora também podia ir lá apresentar a situação perante os eleitos ou fazer um abaixo assinado ou petição como está na moda.
Responder
0 # Neu 11-06-2020 08:47
Ami, labanta actha nha Dona e nha mãe ta fla "Rua Antoninho Mujota".

Nha gerason, ta fla Rua capela.

Nha volto ta bai pa proposta numero 1.
Abraços
Responder
0 # Merita 27-06-2020 00:35
Ami era de rua capela . Sikre e mudado nomi um sabi ma nos kera dila nu ta continua ta tchumal rua capela.
Um ta vota pa proposta 1 ( rua capela )
Responder
-1 # copyright 10-06-2020 21:08
O Sr tem grande conceito da Honra , por isso trilha sobre qualquer tema "espinhoso " para fazer justiça ,agora a historia da AAA.
Responder