• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sempre disponível por São Domingos
Ponto de Vista

Sempre disponível por São Domingos

Depois de um aturado momento de reflexão, juntamente com uma equipa qualificada e de confiança, sobre um projeto autárquico sério e dedicado que possa oferecer ao município de São Domingos uma alternativa forte e credível à apatia em que se encontra, resultante do magro trabalho das sucessivas equipas da governação municipal, ESTOU DISPONÍVEL PARA ENCABEÇAR A LISTA DO PAICV NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS.

Reafirmo aqui, como sempre, a minha convicção e a minha esperança num São Domingos de maior progresso e com desenvolvimento equitativo. Trata-se de um projeto de mudança que pretendemos que seja integrador, mobilizador e capaz de envolver todos os, empresários, agentes culturais, agentes desportivos, confeções religiosos e todos os quadros, forças vivas e munícipes, em geral, independentemente de suas preferências político-partidárias, ou outras.

Desde muito cedo, preocupei-me em dar o meu contributo para deixar o lugar onde passo, vivo ou trabalho com uma melhor performance.

A consciência de que o progresso e o desenvolvimento de uma comunidade, concelho, ilha ou país, constroem-se com o trabalho e a participação de cada um dos seus cidadãos, dos seus líderes, dos seus jovens, das suas mulheres e dos seus homens, deve ser a maior motivação para um compromisso sério em prol destas causas. É com esta consciência que, enquanto cidadão, participo sempre que for possível na vida e nas ações que promovem o bem comum, a equidade e a justiça. Faço-o, no exercício da minha profissão, no meu dia-a-dia e, integrando um partido político, PAICV, participando na tomada de decisões políticas que dizem respeito ao nosso concelho e, consequentemente às nossas localidades.

Na qualidade de eleito municipal e Iº Secretário do PAICV em São domingos, tenho trabalhado arduamente, exigindo sempre, o melhor para os munícipes deste concelho, ou seja, a implementação de medidas de políticas que sejam mais sustentáveis para o município.

Embora seja, uma candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde - PAICV, partido aqui pertenço e dirijo no concelho, no caso concreto de São Domingos, com muito orgulho, torna-se um imperativo que o nosso projeto autárquico extravase as fronteiras partidárias de costume, envolvendo, direta ou indiretamente, todos os quadros, amigos e forças vivas do concelho, residentes ou não, na formatação e construção de uma “Agenda de Desenvolvimento Municipal”, sendo certo que os imensos e complexos desafios de desenvolvimento sustentável e equilibrado das Freguesias de Nossa Senhora da Luz e de São Nicolau Tolentino, nas diferentes áreas e a todos os níveis, requerem um forte engajamento de todos, independentemente das sensibilidades políticas ou outras, mas animados apenas pelo desejo de servir as populações e os interesses do nosso Concelho.

Nascido em Mendes Faleiro Rendeiro - Banana, fiz os meus estudos primários nesta localidade que me viu nascer e crescer, ciclo preparatório na escola Vicência Tavares em Lèm – Pereira, estudos secundários entre São Domingos e a Cidade da Praia e sou professor de profissão.

Director da escola secundária Fulgêncio Tavares -São domingos - 2014 a 2016; participei no 4º fórum mundial sobre desenvolvimento económico local, de 17 a 20 de outubro na praia, cv; fiz várias formações em desenvolvimento local sustentável e planeamento estratégico, enquanto eleito municipal; frequentei de outubro de 2015 a abril de 2016 curso de liderança e inovação na gestão de desenvolvimento - Instituto Pedro Pires; fui subdirector dos assuntos sociais e comunitários na escola secundária Fulgêncio Tavares -São Domingos, 2011- 2014.

Como Primeiro Secretário do PAICV em São Domingos, tenho trabalhado arduamente na organização do partido e na promoção dos ideais do partido no seio da população e organizações da sociedade civil e representa o partido a todos os níveis neste município; eleito deputado municipal nas eleições de 04 de setembro de 2016, sob o lema: “mudar para transformar”; líder da bancada do paicv na assembleia municipal de são domingos. Coordenei uma equipa de auscultação para a candidatura autárquica de 2008 e fui mandatário da candidatura “juntos por são Domingos” de Afonso da Fonseca à Câmara Municipal de São Domingos, em 2008 e Candidato a Deputado Municipal, no Grupo Independente para Desenvolvimento de São Domingos, GID-SD, 2004, apoiado pelo PAICV;

A nossa motivação para abraçar este desafio decorre da avaliação feita ao percurso de São Domingos, depois de 26 anos como Município, mas também do nosso próprio percurso profissional e político; do desejo de contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural das duas freguesias que compõem o nosso Concelho, Nossa Senhora da Luz e São Nicolau Tolentino; da constatação da existência de um grande défice de participação dos munícipes na vida do Município a que se acresce o défice de relacionamento com as instituições e/ou organizações públicas e privadas, para além do défice de transparência na governação municipal.

A minha disponibilidade em liderar uma lista para a Presidência da Câmara Municipal de São Domingos é ainda motivada pela convicção de que contarei com uma ampla falange de apoios, no seio dos quadros originários ou residentes, empresários, instituições e forças vivas do Concelho, para promover projetos de desenvolvimento sustentável do nosso Município
HÁ NECESSIDADE DE MUDANÇA DE POLITICA EM SD E ACREDITO QUE É O MOMENTO PARA NOVAS POLÍTICAS E UM NOVO PARADIGMA DE DESENVOLVIMENTO.

Ao longo destes vinte e seis anos, São Domingos perdeu a sua dinâmica cultural, não acompanhou o ritmo do desenvolvimento nacional e não respondeu as espectativas das populações e munícipes. A forma como as sucessivas equipas camarárias, governaram o município, alheia aos instrumentos estratégicos de governação, conduziu as comunidades locais, ao longo de vários anos, a uma situação de profunda letargia, do agravamento da pobreza e, das desigualdades.
Finalmente, assumo o desafio desta candidatura porque considero ser um imperativo resgatar o verdadeiro sentido do poder local, que é promover o potencial de desenvolvimento existente no Concelho, em prol de uma economia local pujante e de uma coletividade em constante progresso.

Ademais, estou convicto que, se por um lado, ninguém tem as receitas certas para os problemas do Concelho de São Domingos, por outro lado, estou certo que a contribuição que cada um dos naturais e amigos do nosso Município gostaria de dar estará imbuída do desejo de tocar cada munícipe, em particular, traduzindo as suas necessidades e prioridades, presentes e futuras.

Como sempre, o nosso compromisso é de assumir as responsabilidades políticas com espírito de missão, com visão estratégicas e projectos de desenvolvimento concretos para o município de São Domingos.

É nesta perspectiva que convido todos os munícipes, bem como as forças vivas de São Domingos a juntarem-se a este propósito, cuja premissa terá subjacente um olhar retrospectivo sobre a situação sócio- económica de São Domingos e os desafios do futuro, para juntos alavancarmos o desenvolvimento de São Domingos, mediante projectos de curto, médio e longo prazo.

Termino, pondo à consideração de o todos, esta minha manifestação de servir São Domingos à outros níveis de responsabilidade, na certeza de que vai merecer uma boa apreciação.

*José Carlos Lopes Moniz
Pré-Candidato a Presidente da CM de S. Domingos

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação