• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
CAN2023. Cabo Verde passa invicto fase de grupos. Egipto, com três empates, também passa
Desporto

CAN2023. Cabo Verde passa invicto fase de grupos. Egipto, com três empates, também passa

A seleção cabo-verdiana de futebol, já apurada às oitavas-de-final, fechou hoje a fase de grupo do 26º Campeonato Africano das Nações, CAN’2023, com um empate a duas bolas diante do Egipto, passando a fase de grupos sem derrota.

Em jogo referente à terceira jornada, ante uma selecção nacional do Egipto que precisava vencer para acompanhar os “Tubarões Azuis”, de forma automática na segunda fase desta que é a maior prova de África, o seleccionador crioulo, Bubista, deu-se ao luxo de apresentar um conjunto remodelado.

É que, perante a conjugação dos resultados anteriores, vitórias de Cabo Verde frente ao Gana (2-1) e Moçambique (3-0), a equipa técnica das ilhas atlântidas fez descansar alguns dos jogadores titulares, isto é, mais influentes como os defesas Roberto Lopes “Pico” e João Paulo Fernandes, os médios Leroy Duarte e Jamiro Monteiro, bem como o avançado Bebé.

Certo que mesmo assim, Cabo Verde fez o seu futebol calculista, consistente e autoritário, tendo chegado ao golo inaugural aos 45+1, quando Gilson Benchimol Tavares aproveitou da melhor maneira uma assistência do capitão Ryan Mendes para bater o guarda-redes contrário.

Já no segundo tempo, os faraós carregaram no acelerador e restabeleceram a igualdade aos 50 minutos, altura na qual Trezeguet bateu o guarda-redes Vozinha, que ainda tinha defendido o remate, mas a bola foi parar ao fundo das redes.

O jogo teve uma ponta final muito emocionante, pois aos 90+4 o Egipto deu a cambalhota no marcador, uma vez que Mohamed aplicou um chapéu a Vozinha, mas os Tubarões Azuis tiveram a força mais do que suficiente perante os colossos do Egipto para fechar o marcador com um empate a duas bolas, para o desalento dos magrebinos.

Quadro de classificação

No outro jogo deste grupo, jogado à mesma hora, Gana e Moçambique empataram a duas bolas, num jogo no qual os ganeses estiveram em vantagem de 2-0.

Cabo Verde venceu o grupo B com sete pontos, seguido do Egipto com três pontos, os faraós acompanham Cabo Verde na próxima fase, enquanto Gana e Moçambique com dois cada, ficaram pelo caminho.

Cabo Verde, na qualidade da selecção vencedora do Grupo B, volta a jogar a 29 do corrente, desta feita para as oitavas-de-finais.

Partilhe esta notícia