• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Filme "Vitalina Varela" entre os melhores de 2020, segundo críticos conceituados
Cultura

Filme "Vitalina Varela" entre os melhores de 2020, segundo críticos conceituados

Película do português Pedro Costa e que conta com a cabo-verdiana Vitalina Varela a fazer o papel de si mesma, está entre os candidatos portugueses à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e figura no 21º lugar da lista dos 50 melhores filmes de 2020 pelo Insider.com.

"Vitalina Varela", lançado a 21 de Fevereiro deste ano, tem score 86 no Metacritic - que serviu de base para formar o ranking - e um rating de 6.2. Jake Cole, do site Slant, chga mesmo a atribuir nota 100. "Finalmente, Pedro Costa aparece estar mais interessado em como as pessoas encaram a vida do que como elas convivem com fantasmas", escreveu.

Joe Morgenstern, do The Wall Street Journal, considera o filme como "um investimento emocional como rico retorno. O drama hipnótico de Pedro Costa, filmado superiormente por Leonardo Simões, segue uma heroína através da escuridão da alma até à luz de uma nova vida num novo país". Morgentern deu-lhe 88 pontos.

No prestigiado The New Yorker, Richard Brody enaltece "imagens espetaculares, emoções, ideiais e performances estão reunidos em lúgubre tons da fusão modernista de Pedro Costa, entre o melodrama clássico e o documentário".

Jay Weissberg, da revista Variety, atribui 60 pontos ao longa e prevê prémios para "Vitalina Varela" nos festivais de cinema.

E a verdade é que a película, que está entre os candidatos portugueses à nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, já conquistou diversos prémios internacionais: a Sociedade Cinéfila Internacional (a estrutura, formada em 2003, reúne mais de 120 profissionais do sector, como professores de cinema, historiadores, críticos e jornalistas especializados, provenientes de mais de 30 de países de todos os continentes) atribuiu uma dupla distinção ao filme de Pedro Costa, em duas categorias, a de melhor actriz e a de melhor fotografia. Na categoria de melhor actriz, Vitalina Varela, natural de Santa Catarina, foi distinguida entre outras nomeadas como Scarlett Johansson, por Marriage Story e Lupita Nyong’o, em US, tendo a organização vincado o "poder e graça surpreendentes de como uma viúva cabo-verdiana vai descobrindo algumas verdades duras sobre a vida de imigrante do falecido marido em Portugal".

Recorde-se que a longa-metragem de Pedro Costa teve estreia mundial em Agosto do ano passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde conquistou os principais prémios do certame, o Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina e, desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema.

"Vitalina Varela" também venceu os prémios de Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Direção de Fotografia, da Competição Internacional, do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, na Argentina.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!