• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Amadeu Oliveira poderá ser detido a qualquer momento
Sociedade

Amadeu Oliveira poderá ser detido a qualquer momento

Pode estar por horas a detenção do advogado Amadeu Oliveira. Fonte de Santiago Magazine afirma que um mandado de captura já terá sido emitido e o próprio causídico já fez saber que a sua detenção poderá acontecer este final de semana. "Estão a preparar algo de muito grande e devastador para com a minha pessoa, a ponto de a minha vida particular estar a ser vasculhada e passada a pente fino ao mais baixo nível", atira.

Uma fonte bem colocada adiantou a este jornal que já terá sido emitido um mandado de captura e detenção de Amadeu Oliveira, mas o nosso interlocutor não soube precisar a que processo, entre os mais de 20 que o advogado tem às costas, se refere a suposta ordem do Ministério Público.

Ou seja, não se sabe ainda se a eventual prisão de Oliveira tem a ver com o julgamento pelos 14 crimes de ofensa contra os juizes do Supremo Tribunal de Justiça - que ele recusou comparecer nos dias 6, 7 e 8 deste mês - ou se de um outro caso, mais antigo (2013), em que está acusado de uso indevido de bens do Estado, quando desempenhava as funções de assessor jurídico do INPS, entre 2008 e 2014.
Na origem deste processo, o facto de Oliveira ter sido visto a conduzir uma viatura do INPS, entre o Plateau e o Aeroporto (onde iria buscar uma equipa de advogados portugueses em missão para Cabo Verde), valendo-lhe então um processo-crime de uso indevido de bens do Estado, assim como os ex-administradores da Previdência Social, mas estes por autorizarem que conduzisse a viatura da instituição.

Seja por uma razão, seja por outra, tudo leva a crer que a prisão de Amadeu Oliveira poderá acontecer nas próximas horas ou dias em São Vicente ou Santo Antão, por onde tem andado ultimamente, para depois ser apresentado às autoridades judiciárias aqui na Praia. Aliás, na sua primeira edição deste ano, o jornal A Nação já antecipava esse desfecho ao anunciar, nas suas perspectivas para 2021, que no sector da justiça os dois mais importantes processos judiciais do momento, o caso Alex Saab e o caso Amadeu Oliveira, iriam ser decididos até finais deste mês de Janeiro. Hoje é 27.

Só que, a crer nas informações recolhidas por Santiago Magazine, a prisão de AO não é de todo pacífica e nem as próprias autoridades o assumem de ânimo leve. É que há um grande receio de, pelo facto de Amadeu Oliveira ter sido procurador da República e advogado, poder encontrar na prisão pessoas que ele, enquanto magistrado ou advogado, agiu para que fossem condenadas. Basta lembrar que foi Oliveira, então assessor jurídico do INPS, que a instituição descobriu e denunciou 70 actos de burla contra a instituição envolvendo as mesmas pessoas, daí haver risco de ajuste de contas e de ser linchado dentro da cadeia. Receio que as autoridades policiais terão já manifestado com preocupação, tendo em conta os elevados riscos com a segurança de AO dentro da cadeia.

Para além disso, AO já pediu a prisão efectiva de pelo menos cinco juizes e também do advogado José Manuel Pinto Monteiro e da ex-bastonária da Ordem dos Advogados, Sofia Lima. O processo-crime contra Pinto Monteiro e Lima chegou inclusive a ser remetido da Procuradoria da Praia para a Polícia Judiciária por supostamente envolver ameaças à integridade física e à própria vida de Oliveira, conforme foi noticiado na altura, e onde é revelado que essas supostas ameaças terão vindas da conduta do advogado José Manuel Pinto Monteiro, mas que a ex-bastonária teria conhecimento. E detalhe: Pinto Monteiro é advogado dos juizes do STJ que moveram 14 processos contra Amadeu Oliveira, e ao mesmo tempo representa Alex Saab junto do STJ.

Algo grande e devastador

Numa mensagem distribuída a vários órgãos e difundida também nas redes sociais esta manhã, Amadeu Oliveira adiantou que vai ser preso este final de semana, com base em informações que lhe forneceram. Mas também não sabe precisar de que processo se trata.

Entretanto, abordado por Santiago Magazine, o advogado santantonense confessa que "há mais de um ano" espera essa sua prisão. "Tenho informações fidedignas de que as autoridades judiciárias andaram a averiguar as minhas contas bancárias e chegaram ao ponto de solicitarem informações junto das seguradoras Impar e Garantia sobre as minhas viaturas, incluindo se ando a pagar os prémios de seguros. Tudo isso são sinais indicadores de que algo muito grande está prestes a acontecer, pois sabem que não me poderão prender por causa do juiz Ary Spencer Santos ou por causa do processo dos juizes do STJ".

"De facto, estou consciente de que algo muito grande, devastador e arrasador está em preparação contra mim para acontecer nos próximos dias. Estão a passar a pente fino toda a minha vida. A situação ficou já insustentável", reforça, acrescentado que já no interrogatório de julgamento dos 14 crimes de ofensa contra os juizes do STJ "fui questionado sobre a minha particular, inclusive sobre minhas namoradas no Sal e se tinha amantes e namoradas no INPS, o que mostra que a minha vida está sendo vasculhada ao mais baixo nível", contesta Amadeu Oliveira, que não se cansa de mostrar a "sua fragilidade", desde o falecimento, "em circunstâncias ainda por esclarecer", do advogado Felisberto Vieira Lopes, que o vinha coadjuvando em todos esses processos.

Partilhe esta notícia