• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da CM da Boa Vista vai pedir auditoria às contas da gestão anterior
Política

Presidente da CM da Boa Vista vai pedir auditoria às contas da gestão anterior

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, disse ontem, 27, que pretende fazer uma "auditoria pedagógica" para saber a situação económico-financeira do município.

O edil Cláudio Mendonça, que falava à comunicação social para anunciar a distribuição dos pelouros, disse que “a questão de auditoria é necessária para descargo da consciência de cada um”.

“Da minha parte ficaria mais tranquilo de saber e conhecer o ponto de partida, de onde é que vou começar, perceber onde também que a outra gestão errou para que, no futuro, não venha a errar, tendo a noção de como idealizar ou perspectivar a minha gestão neste mandato 2020/2024”, afirmou o edil indicando que a auditoria que pretende fazer “será mais pedagógica” para poder delinear caminhos e conhecer o estado económico-financeiro do município boa-vistense, gerido nos últimos quatro anos pelo grupo independente BASTA!, liderado por José Luis Santos, candidato, entretanto, derrotado no passado dia 25 de Outubro, enquanto cabeça de lista do MpD.

Segundo o novo presidente da CM da Boa Vista o relatório será para consumo interno, mas indicou que estará disponível para o colocar ao dispor dos munícipes e cidadãos que queiram conhecê-lo.

Por estar ainda no começo do mandato, Cláudio Mendonça sublinhou que ainda não fez uma avaliação “exaustiva” daquilo que é a situação económica e financeira do município, mas adiantou que na passagem de dossiers obteve algumas informações.

Sobre estas informações disse que notou coisas que devem ser “imediatamente corrigidas”, frisando que a reunião de distribuição de pelouros foi o ponto de partida para que cada membro da equipa camarária esteja ciente das suas obrigações para começar a tomar medidas.

“Estas medidas para colmatar ou reduzir os efeitos negativos que vêm acontecendo desde há muito tempo permite-nos claramente ter noção do caminho que devemos seguir para o futuro”, pontuou.

Sobre os recursos humanos da câmara, o edil considerou que é preciso arrumar a casa, aproveitar as capacidades dos mais de duzentos trabalhadores da autarquia para que este número “seja compatível com os resultados que quer conseguir para o município e para a ilha”.

“A nossa casa precisa ser reorganizada e arrumada desde logo com nova orgânica da Câmara com uma estrutura mais leve, mais funcional que seja capaz e dar respostas mais céleres aos munícipes”, disse o edil, ressalvando que isso vai depender de uma organização “clara, concisa com departamentos de direcção bem afinados e coesa” para tirar maior e melhor proveito da potencialidade interna dos colaboradores.

Isto porque, segundo argumentou, há colaboradores competentes, faltando muito por fazer em termos funcionais, perspectivando também trabalhar a orgânica municipal e os seus regulamentos, que estão em vigor desde 2010, de modo a adequá-la ao contexto actual, colocando-a a funcionar na sua plenitude, evitando disfunções, problemas de poder e conflitos da delegação de competências.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação